Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 07:49 - A | A

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 07h:49 - A | A

ABASTECIDA

Santa Casa de Corumbá normaliza estoque de medicamentos

Hospital também contratou empresa para manutenção de aparelhos

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Renê Márcio Carneiro

Rapaz é preso após mostrar pênis para enfermeira

Batida aconteceu na noite desta quarta-feira, na Avenida Filinto Müller, no Bairro Lapa

Regularizado. É desta forma que se encontra o estoque da farmácia e do almoxarifado da Santa Casa de Corumbá. Desde a última semana, mesmo com o feriado prolongado, os remédios e materiais necessários, já estão à disposição da população, é o que informa a Prefeitura.

Com um público não só de Corumbá, a Santa Casa mantém atendimento também de pacientes do município de Ladário e cidades bolivianas, como Pueroto Quijarro e Puerto Suárez.

Todo o estoque só foi reposto, após negociação direta feita entre os integrantes da Junta e fornecedores. Como acontece desde a intervenção determinada pelo Ministério Público Estadual, as diversas dívidas acumuladas pela Santa Casa ao longo dos anos dificultam desde a manutenção de serviços básicos até grandes ações no local.

No caso dos medicamentos e insumos hospitalares, hoje a Junta só consegue adquirir esses materiais à vista ou, no máximo, para pagamento integral em até 30 dias. E esse crédito só foi garantido depois de muitas negociações e com o compromisso do hospital de quitar os valores atrasados e não deixar que novas demoras de pagamento aconteçam.

Contrato
Paralelamente, a Junta Interventora realizou o contrato de uma empresa, com capacidade técnica e profissional reconhecidas no cenário nacional, para fazer a manutenção de todo o parque tecnológico da Santa Casa.

Até então, os equipamentos só eram consertados depois de apresentarem problemas. Agora, além da parte corretiva, essa empresa especializada também fará a manutenção periódica dos aparelhos.

Conforme o diretor administrativo financeiro da Santa Casa, Marcelo Cesar de Arruda Ferreira, o contrato com a prestadora de serviço é de 12 meses. “É normal que um hospital tenha um contrato para manutenção, por exemplo, dos respiradores, outro para a autoclave e assim sucessivamente. Aqui conseguimos contratar uma única empresa para fazer tudo isso, o que garantiu uma condição melhor de negociação e economia nos valores”, explicou.

“A população pode sim ficar tranquila que o hospital está abastecido. É de conhecimento de todos o momento difícil pelo qual passam as Santas Casas de todo o Brasil, e aqui não é diferente. Estamos buscando todos os credores e, individualmente, buscando condições de assegurar o funcionamento integral à população que tanto precisa. Estamos avançando, mas ainda temos um longo caminho e seguir”, garantiu.

Por orientação do prefeito Marcelo Iunes, o Município realiza aportes financeiros além do estabelecido por contrato, para viabilizar melhorias em ações em saúde e manutenção da instituição.

Comente esta notícia