Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Domingo, 14 de Abril de 2019, 08:32 - A | A

Domingo, 14 de Abril de 2019, 08h:32 - A | A

Atendimento

Programa Povo das Águas leva atendimentos ao Alto Pantanal

Serão atendidas as regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura

Flavia Andrade
Capital News

Clóvis Neto/PMC

Programa Povo das Águas leva atendimentos ao Alto Pantanal

Serão atendidas as regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura

 

Neste domingo (21), começa os atendimentos as populações ribeirinhas através da primeira edição do programa Povo das Águas em 2019. A equipe do programa embarca no período vespertino, no Porto Miguéis, em direção as regiões Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, localizadas no Alto Pantanal.  

 

Os atendimentos seguem durante a semana, sendo na segunda-feira, (22) atendidas os moradores da Ilha Verde, das 08h às 12, no Porto Santa Catarina. No período da tarde, a partir das 14h será a vez da comunidade do Paraguai Mirim, na Escola Paraguai Mirim, até às 18h.  

 

Seguindo a viagem, na terça-feira (23), os atendimentos acontecem na região do São Francisco e Mato Grande das 08h às 12h, no Porto da Associação de Moradores do São Francisco. E no período vespertino, a equipe se deslocará para o Porto Bonfim e São Pedro, local dos atendimentos para esta comunidade das 15h às 17h.   

 

Na quarta-feira (24) é a vez das comunidades do Amolar e Barra do São Lourenço, com atendimentos na Escola Municipal Rural de Educação Integral – Pólo São Lourenço e Extensões, das 08h às 12h.

 

O programa Povo das Águas segue realizando os atendimentos e desembarca na quinta-feira (25), na região do rio São Lourenço, das 08h às 13h, atendendo no Porto Mangueiral e Porto Novo Horizonte.

 

Já na sexta-feira (26), a equipe segue para o Porto do Zequinha, a partir das 08h, com atendimentos para a comunidade da região do Castelo/Escola Jatobazinho. A equipe permanece no local até às 13h.

 

No próximo sábado (27), a última comunidade a ser atendida pelo Programa Povo das Águas, será a população da região de Domingos Ramos, no Porto Maracangalha. Depois, a embarcação do programa volta para Corumbá no mesmo dia.

 

O programa continua durante o mês de maio, os atendimentos serão retomados no período de 13 a 18 maio, na região do Baixo Pantanal. Em junho na região do Taquari; julho no Alto Pantanal novamente; agosto no Baixo Pantanal; setembro no Taquari; outubro no Alto Pantanal; novembro no Baixo Pantanal e dezembro, no Taquari.

 

Considerando as questões emergenciais é possível haver alteração dos locais de atendimento. As viagens terão períodos de 06 a 07 dias ou mais, dependendo das condições de acesso de cada região, considerando 07 dias para o Alto Pantanal, 06 dias para o Baixo Pantanal e 07 dias para o Taquari.

 

Ao todo, cerca de 220 famílias são atendidas na Parte Alta do Pantanal. 230 famílias no Taquari e na Parte Baixa, são 225 famílias.

 

O programa tem por objetivo aproximar a administração pública municipal dos ribeirinhos levando diversos tipos de atendimentos às comunidades locais, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, orientações em várias áreas, entrega de cobertores, alimentos, medicamentos e aplicação de vacinas.  

 

Comente esta notícia