Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 14 de Julho de 2015, 13:46 - A | A

Terça-feira, 14 de Julho de 2015, 13h:46 - A | A

Sustentabilidade

Tecnologia de baixo custo é destaque em feira agroecológica

Pesquisadores da Embrapa Pantanal falaram sobre técnicas em cultivo de sementes nativas e crioulas no MS

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Embrapa

agroecologia

Pesquisadores da Embrapa Pantanal falaram sobre técnicas em cultivo de sementes nativas e crioulas no MS

A 11ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos mostrou várias técnicase transição em agroecologia desenvolvidas na região pantaneira. Os produtores aprenderam por meio de minicursos e oficinas, ministrados pelos pesquisadores da Embrapa Pantanal, sobre irrigação de baixo custo, cultivo em hortas, dentre outras alternativas de cultivo de espécies bem adaptadas a região do Pantanal. O objetivo das apresentações é mostrar técnicas para aperfeiçoar a área de cultivo, diversificar a produção, de maneira a garantir um aumento de renda para o pequeno agricultor.


Segundo assessoria, no minicurso Diversidade de Plantas companheiras, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Aurélio Vinicius Borsato abordou o cultivo em hortas das plantas companheiras, que são espécies que, quando cultivadas em um mesmo espaço, beneficiam-se entre si: seja no crescimento, sombreamento, ou ressaltando as qualidades particulares umas das outras.

Divulgação/Embrapa

agroecologia

Produtores aprenderam sobre irrigação de baixo custo, cultivo em hortas, dentre outras alternativas de cultivo de espécies bem adaptadas a região do Pantanal.


Conforme o pesquisador, no sistema de horta encontramos várias plantas companheiras e durante o minicurso ele mostrou vários exemplos.  Mais especificamente entre as espécies medicinais, aromáticas e condimentares ele citou o manjericão, que, quando cultivado juntamente com hortaliças, aprimoram o sabor dessas plantas. Outro exemplo mostrado por Aurélio é o sombreamento,  ocorrido quando plantas de diferentes alturas e arquiteturas são cultivadas em um mesmo espaço: as maiores sombreiam as de pequeno porte. 


A oficina Avaliação de sustentabilidade de propriedades em transição agroecológica foi apresentada pelo pesquisador Embrapa Pantanal Alberto Feiden. Os participantes aprenderam sobre metodologia que avalia a eficácia das técnicas que vem sendo aplicadas nas propriedades em processo de transição agroecológica. Foram mostrados, também, os indicadores em desenvolvimento que permitem que o próprio agricultor faça a avaliação da produção de acordo com critérios e realidades particulares de cada propriedade.


Outro destaque entre os minicursos foi o Sistema de Alternativo de Irrigação de Baixo Custo, onde o participante conheceu uma adaptação realizada por um produtor experimentador, do Município de Mundo Novo/ MS, que usa garrafa pet e mangueira preta para construir um Irrigador Agroecológico muito prático, de fácil confecção e instalação. Atividade foi ministrada pela bolsista ATP da UFMS, Adriana Feiden.


A feira aconteceu entre os dias 10, 11 e 12 de julho, em Juti (MS). A equipe de pesquisadores da Embrapa Pantanal organizou uma caravana para participar do evento composta por, aproximadamente, 40 componentes, entre pequenos produtores dos assentamentos de Corumbá e Ladário, técnicos da prefeitura de Corumbá e da Agraer, além de professores e alunos.   A programação de todo a Feira está no sitehttp://sementescrioulasjutims.org/programacao . Paralelamente, ocorreu o 4º Seminário sobre Uso e Conservação do Cerrado do Sul do Mato Grosso do Sul.


Participaram da organização da feira, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação dos Produtores Orgânicos de MS (APOMS), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Embrapa Agropecuária Oeste, Instituto Cerrado Guarani e Prefeitura Municipal de Juti. Terão apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS (Fundect) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Participaram também, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Faculdade  Anhanguera de Dourados, Irmãs de São José de Chamberi, Programa Nacional de Extensão Universitária (PROEXT/MEC), Agência de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (AADS), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário de MS (DFDA/MDA), Rádio Criativa FM, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MAPA/MS, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf/Juti), Fundação Nacional do Índio (Funai), Sindicato Rural de Juti, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS (Agraer), Sabores do Cerrado e Tratornam.

Comente esta notícia