Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 04 de Março de 2019, 17:54 - A | A

Segunda-feira, 04 de Março de 2019, 17h:54 - A | A

APICULTURA

Produção de mel cresce 41% em MS

Para consultores, estado tem potencial produtivo para investimentos no setor

Caroline Carvalho
Capital News

João Carlos Castros

Mato Grosso do Sul tem maior produção de mel por colmeia

Em MS, são produzidos mais de mil toneladas de mel anualmente

Os apicultores de Mato Grosso do Sul produzem anualmente mais de mil toneladas de mel, acumulando um crescimento de 41% em seis anos, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para consultores da área, o estado tem potencial produtivo considerável para investimentos no setor, graças à vegetação nativa. 

 

“Temos, aqui, as floradas do Cerrado, do Pantanal,  da Mata Atlântica, de lavouras como o girassol, a canola e o nabo forrageiro. O eucalipto na região leste também é uma grata surpresa na produção de mel no Estado”, ressalta o instrutor do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Gustavo Bijus, sobre o potencial no estado. 

 

Para Bijus, a tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias com baixo custo e bom gerenciamento. “O apicultor deve buscar novas técnicas e equipamentos que tornem a atividade mais tecnificada e com ganho à todos”, explica. Para o especialista, o consumo ainda é pequeno devido aos preços elevados do produto.

 

Segundo informações do IBGE, Três Lagoas com 160 toneladas de produção de mel é o maior produtor do estado, seguido de Brasilândia, com 120 toneladas e Chapadão do Sul, com 85 toneladas. Mato Grosso do Sul é o 11º maior produtor do País.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS