Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 11 de Abril de 2018, 09:16 - A | A

Quarta-feira, 11 de Abril de 2018, 09h:16 - A | A

SUSTENTABILIDADE

Parceria oferece curso online em Boas Práticas Agropecuárias

A capacitação é uma das exigências da Semagro para o produtor rural participar do Precoce MS

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Chico Ribeiro

Parceria oferece curso online em Boas Práticas Agropecuárias

Assinatura do acordo de cooperação técnica feita pelo governador na presença de autoridades no Gabinete Itinerante

Uma parceria foi firmada entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a Embrapa Gado de Corte para oferecer o curso online em Boas Práticas Agropecuárias (BPA). A assinatura aconteceu no Gabinete Itinerante implantado na Expogrande 2018 nesta terça-feira (10).

 

O curso online em BPA é totalmente gratuito, modular, com carga horária de 30 horas. A capacitação é uma das exigências feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para que o produtor rural se habilite a participar do Precoce MS e usufrua dos benefícios oferecidos pelo programa. O acordo de cooperação técnica coloca a disposição o conteúdo para a modalidade EaD.

 

Para o governador Reinaldo Azambuja, a parceria entre a Embrapa e a Fundação Escola de Governo fundamental para capacitação dos produtores que desejam se habilitar para o Precoce MS. “Esse é um programa de sucesso que já conta com mil propriedades cadastradas e que agora deve avançar com a qualificação de mais pessoas, numa plataforma moderna”, comentou.

 

O secretário  da Semagro, Jaime Verruck, explica que o curso online em BPA pode ser feito por qualquer pessoa interessada em Boas Práticas Agropecuárias. “Esse é um modelo que inicialmente implantamos no Precoce MS, mas que agora norteia as políticas públicas de fomento no setor agropecuário. Estamos consolidando as técnicas de produção sustentável como o modelo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul”, afirma.

 

O curso foi desenvolvido pela equipe da Fundação Escola de Governo (Escolagov), em parceria com a Embrapa Gado de Corte, sob responsabilidade do professor Ezequiel Rodrigues do Valle. No primeiro módulo são abordados temas como importância e definição do Programa Novilho Precoce, oportunidades para o produtor e verificação, parcerias e resultados.

 

Precoce MS

Inicialmente, a meta era de abater 100 mil animais por meio do Precoce MS. “O programa deu tão certo que já estamos com 455 mil animais abatidos, sendo que destes, 386 mil foram classificados como precoce, num sistema rigoroso e altamente controlado feito por três empresas independentes que fazem a classificação e tipificação das carcaças”, informou o secretário.

 

Atualmente, o Precoce MS conta com 1.046 produtores cadastrados, 483 profissionais e técnicos devidamente capacitados pela Semagro, CRMV-MS e Embrapa. Além disso, possui 11 frigoríficos habilitados e mais outros cinco em processo de habilitação.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS