Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 14 de Agosto de 2015, 17:46 - A | A

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2015, 17h:46 - A | A

Novidade

Pantanal tem representatividade dentro da nova diretoria da Famasul

Presidente do Sindicato Rural de Corumbá é empossado na vice-presidência da região do Pantanal

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), empossou no último dia 07 de agosto, a nova diretoria de ações na região do Pantanal. O cargo de presidente será ocupado pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite que ressaltou a importância dessa representatividade da região pantaneira, além da responsabilidade da missão, é o reconhecimento da pecuária e dos produtores da planície, afirmou Luciano Leite, ao participar da posse do presidente Maurício Saito e novos dirigentes da Famasul.

Luciano Leite disse que hoje a grande preocupação dos pantaneiros é em relação à regulamentação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) do Pantanal, que terá um tratamento diferenciado por decisão do governador Reinaldo Azambuja.  “O governador assumiu o compromisso de assinar o decreto o mais rápido possível, durante a posse da nova diretoria da Famasul, e estamos confiantes que essa regulamentação sai logo para que possamos trabalhar dentro de uma lei que seja coerente com nossa realidade”, destacou o dirigente.

Outra ação a ser desenvolvida pela vice-presidência da região do Pantanal é um programa de valorização do bezerro criado na planície, hoje um animal de qualidade sanitária comprovada com a introdução de novas tecnologias. Luciano adiantou que o Sindicato Rural de Corumbá deverá realizar um leilão de bezerros da região na Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan), maior evento do agronegócio pantaneiro agendado para o período de 29 de outubro a 1º de novembro.

Durante a posse da nova diretoria da Famasul, o vice-presidente da região do Pantanal apresentou seu plano de trabalho em entrevista ao canal Agrobrasil, que será exibida no programa Saudações Pantaneiras, neste sábado, às 11h, na TV Record.

 

Defesa do campo
A nova gestão da Famasul tem a missão representar os produtores de Mato Grosso do Sul pelos próximos três anos e aumentar a participação na tomada de decisões e ações ligadas ao agronegócio. “Suceder a gestão de Eduardo Riedel e de sua equipe formada por Ruy Fachini, Almir Dalpasquale e Nilton Pickler é assumir o desafio de manter o nível de atuação da entidade e de igualar no comprometimento em defesa dos interesses do setor agropecuário”, afirmou Saito. O médico veterinário e agricultor Maurício Saito assume a presidência da Casa Rural aprovado com o maior quórum de delegados representantes já registrados em eleições da entidade. Saito é o nono presidente da entidade que foi fundada em 1979 e compõe o Sistema Famasul junto a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e a Funar – Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ao saudar a nova diretoria, definiu quatro ações que serão realizadas em parceria com a Famasul. “A primeira é o estabelecimento da regulamentação do CAR Pantanal, a criação de um programa para saúde de pastagem, apresentar um programa de apoio e fortalecimento da avicultura e suinocultura do Estado com estratégia de irrigação”.

Comente esta notícia