Sábado, 27 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 15 de Maio de 2015, 17:59 - A | A

Sexta-feira, 15 de Maio de 2015, 17h:59 - A | A

Lider MS

Lideranças rurais do Pantanal concluem curso em viagem técnica aos EUA

Curso foi realizado com ênfase na gestão e sustentabilidade

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Divulgação

Ruralistas de Corumbá

Presidente do Sindicato Rural de Corumbá durante realização de curso de especialização no Texas EUA

Alta tecnificação, perfil familiar diferenciado, gestão e sustentabilidade. Essas foram algumas das características das propriedades rurais dos Estados Unidos que mais chamaram a atenção dos participantes do Líder MS - Liderança Empreendedora do Agronegócio, cuja comitiva, integrada por três representantes de Corumbá, percorreu três estados americanos - Wisconsin, Illinois e Minnesota – entre os dias 2 e 11 de maio.


O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, e seus diretores Bruno Viégas de Barros e Carlos Leite Junior, fizeram parte do grupo de 44 pessoas que visitou propriedades rurais consideradas modelos e as universidades, que são referências em pesquisas do setor agropecuário. O Líder MS é uma iniciativa do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).


"A viagem nos proporcionou experiências fantásticas em termos de novas tecnologias, que podem ser introduzidas em nossas propriedades com perspectivas de grande sucesso”, destacou Luciano Leite, observando que a gestão nos negócios aplicada pelos produtores americanos chamou a atenção de todos. “É algo que podemos adotar de forma integral e imediata em Mato Grosso do Sul”, frisou. 


A viagem técnica foi a última etapa do curso de especialização cumprindo uma programação de oito dias com roteiro incluindo visitas técnicas a propriedades produtoras de grãos, de gado de corte e de leite, além de instituições de ensino e pesquisa na região conhecida como “CornBelt” (cinturão do milho), em três estados norte-americanos: Illinois, Wisconsin e Minnesota.


Os dirigentes do Sindicato Rural de Corumbá também ressaltaram o acesso dos produtores rurais americanos às pesquisas desenvolvidas dentro das universidades, cujos resultados chegam ao campo e são rapidamente aplicadas, contribuindo decisivamente para o aumento da produtividade e rentabilidade no meio. “São fatores que fortalecem a atividade rural como um todo”, disse Luciano Leite.


Liderança Rural


O Líder MS II compõe a AERMS - Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul. Esta é a segunda turma do curso, iniciado em meados de 2013.  Os alunos receberam formação em nível Lato Senso de professores da USP (Universidade de São Paulo) e da UFPR (Universidade Federal do Paraná).


O curso trouxe todos os temas inerentes ao agronegócio, inclusive aqueles que não estão diretamente ligados ao setor, mas que são fundamentais à liderança, com uma grade curricular disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de liderança. 


Depois de 24 meses de capacitação e aulas presenciais ministradas em sete municípios, dentre os quais Corumbá, 44 lideranças do agronegócio sul-mato-grossense embarcaram para os Estados Unidos para conhecer diferentes modelos de produção. A expedição foi coordenada pelo superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, e foi acompanhada por dois participantes do CNA Jovem.


O roteiro incluiu a visita a fazenda Schiefelbein, de 1955, Em Minneapolis (Minnesota), especializada na criação Angus. Durante a visita, a comitiva conheceu a gestão da produção e manejo pecuária. Os locais visitados somaram conhecimento e experiência na formação das lideranças por meio do curso. Essa troca de informações permitirá uma visão transformadora nesses novos líderes.

Comente esta notícia