Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Domingo, 01 de Abril de 2018, 12:22 - A | A

Domingo, 01 de Abril de 2018, 12h:22 - A | A

EXPOGRANDE

Feira tem programação técnica da Embrapa a partir de sexta-feira

Agenda será diversificada e direcionada a produtores, estudantes e extensionistas

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Acrissul

Feira tem programação técnica da Embrapa a partir de sexta-feira

Programação inclui palestras e simpósios

No ano em que a Exposição Agropecuária de Campo Grande - Expogrande completa 80 anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) leva ao Parque de Exposições Laucídio Coelho uma agenda diversificada e técnica, direcionada a produtores, estudantes e extensionistas. A feira ocorre entre os dias 5 e 15 de abril em Campo Grande (MS).

 

O 1º Fórum Rural Brasileiro - riscos e oportunidades para o futuro do campo abre a programação no dia 6, sexta-feira. Com inscrições gratuitas, os participantes terão um espaço para debater “os valores e a importância do agro brasileiro, as oportunidades para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de se manter a pesquisa agrícola com foco nas demandas do setor e da sociedade. Além de, fundamentalmente, ser um estímulo para o produtor atentar-se à gestão da propriedade, com um olhar nos investimentos para elevar a produtividade, a qualidade de vida de funcionários e o cumprimento de legislações vigentes”, define Luiz Orcírio Oliveira, um dos responsáveis pelo Fórum e pesquisador da Embrapa. 

 

Parceiros, Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Embrapa trarão para o evento palestrantes como Cleber Oliveira Soares (Embrapa), Eduardo Riedel (Governo do Estado de Mato Grosso do Sul), Ana Amélia de Lemos (senadora/RS), Marcos Derzi (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste/Sudeco), Xico Graziano (engenheiro agrônomo e articulista) e Roberto Coelho (produtor rural).

 

Orcírio destaca que por ser a Expogrande a mais tradicional feira agropecuária do Estado é um momento ímpar para o encontro de produtores, em busca de novas tecnologias, insumos, máquinas e implementos e agora discussões sobre o futuro do setor.

 

Ovinocultura - O 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura é realizado no dia 7 de abril, com o tema “Atualidades na seleção animal – como e para quê?”. “Já fizemos uma abordagem sobre melhoramento genético no ano passado e queremos mostrar ao ovinocultor que melhorar seu plantel não é somente possível, como também é uma meta para atingir seus objetivos como criador”, afirma um dos coordenadores, Fernando Alvarenga Reis.

 

Ele explica que essa mudança passa pela profissionalização, na qual é viável evoluir em número e qualidade de rebanho e comercializar com maior valor agregado e coletivamente. Para atestar tais objetivos, as apresentações são ao redor de assuntos como registro genealógico, características genéticas e seleção animal. Entre as palestrantes, Dayanne Martins Almeida, zootecnista radicada na Nova Zelândia, especializada em genética de alta performance. Almeida é gerente de pesquisa e desenvolvimento na Fazenda Wairere, uma das principais fornecedoras de genética ovina no País.

 

Segundo Reis está confirmada ainda a participação de duas comitivas. Uma composta por oito criadores da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos no Espírito Santo (ACCOES) e outra organizada pela empresa Cordeiros da Amazônia S/A. Ele integra ao lado do também pesquisador José Alexandre Agiova da Costa o Núcleo Regional Centro-Oeste de Ovinocultura da Embrapa, sediado na Capital. O Simpósio é uma realização da Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco) e Embrapa. 

 

Palestras - Por mais um ano, o Ciclo de Palestras está na Expogrande no dia 11, a partir das 14 horas. Já consolidado, pesquisadores abordarão o período da seca, com a intensificação do sistema de produção e o confinamento. O melhoramento genético estará na pauta com os critérios de seleção e o cruzamento para a produção de novilhos precoces.

 

Os especialistas Luiz Orcírio Oliveira, Sérgio Raposo, Leonardo Nieto e Gilberto Romeiro Menezes pretendem levar ao público informações técnico-científicas que reforcem a viabilidade de se produzir mais com menos, tornando os sistemas eficientes e sustentáveis.

 

Para a coordenadora do Ciclo, Thaís Basso, a realização de eventos técnicos, nesses moldes dentro da Expogrande, é mais um caminho para aproximar a pesquisa rural do produtor. A pesquisadora lembra que as vagas são gratuitas, porém limitadas.

 

Governo do Estado de MS, Sistema Famasul, Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ABS, Zoomix, Servsal, Leiloboi, Senepol San, BRPec e Canal do Boi são parceiros na construção dos três encontros.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS