Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 10:43 - A | A

Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 10h:43 - A | A

APICULTURA

Casal de apicultores amplia negócio através de permutas

Parceria com cooperativa de Santa Catarina foi alternativa para aumentar oferta de produtos

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Aline Lira / Governo de MS

Casal de apicultores amplia negócio através de permutas

Luana Malmam e Júlio César Ricart são apicultores em Maracaju

Com o sonho de ampliar os negócios dentro da agricultura familiar, o casal de apicultores Luana Malmam e Júlio César Ricart comercializam parte do mel que produzem para uma cooperativa de Araranguá, Santa Catarina. Entretanto, uma parcela do pagamento vem em forma de produtos: shampoo, condicionador, creme corporal, sabonete, balas e própolis.

 

A medida foi uma alternativa encontrada enquanto a família de Maracaju não tem uma estrutura de agroindústria que possa oferecer produtos similares. “A gente conheceu o grupo de Santa Catarina através da Federação de Apicultores e essa comercialização vem rendendo frutos”, explica Luana.

 

O casal conta que os produtos que mais chamam a atenção da clientela são o shampoo, o condicionador e o creme corporal que, também, tem na fórmula o mel como carro chefe. 

 

As atividades vêm agradando tanto que a família já está se preparando para um evento na região sul do País. “Vamos para a cidade de Joinville, Santa Catarina, participar de um congresso voltado para o mel. É uma forma de aprender e pensar no trabalho que a gente faz, aqui em Maracaju. Hoje vendemos o nosso mel, inclusive, na merenda escolar”, conta a apicultora.

 

A comercialização na rede pública de ensino é feita com o auxílio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). “O meu esposo sempre foi da agricultura familiar e há 15 anos conta com a Agraer. Eu já sou da cidade e por muito tempo trabalhei no comércio. Depois que casei, fui mexer com o mel e não sinto saudade da vida que levava. Eu faço meus horários, meu ritmo de trabalho, já viajei para vários lugares a trabalho. É independência”, garante.

 

O casal de apicultores chega a produzir até 2 mil quilos de mel  em época de boa safra. “Nossa coleta de mel acontece de outubro a janeiro. Só para a cooperativa a gente envia um tambor com 300 quilos”, comenta Luana.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS