Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018, 16:54 - A | A

Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018, 16h:54 - A | A

JUSTIÇA ELEITORAL

Mantida condenação de vereador de Corumbá por compra de votos

Decisão foi proferida na sessão ordinária do TRE-MS nesta quinta-feira

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Reprodução/Assessoria

Mantida condenação de vereador por compra de voto

Vereador foi um dos mais votados de Corumbá em 2016

O vereador de Corumbá, Irailton Oliveira Santana (PSDB), mais conhecido como “Baianinho”, foi condenado em segunda instância pelo colegiado do TRE-MS. A decisão foi proferida na sessão ordinária desta quinta-feira (23), por unanimidade.

 

Conforme o TRE-MS, a condenação é por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (Compra de Votos), durante as Eleições municipais em 2016. Além disso, o vereador havia sido condenado anteriormente em primeira instância em 2017.

 

A ação, que é movida pelo Ministério Público Estadual, está baseada nas investigações da Polícia Federal, quando então, também, além de celulares apreendidos, dois motoristas e eleitores teriam usado transporte fornecido pelo vereador até as zonas eleitorais. Após serem ouvidos, os depoimentos foram anexados ao processo.

 

Diante da situação, a defesa entrou com recurso e negou as acusações, questionando a legalidade das provas promovidas através da apreensão de aparelhos celulares feito na casa do candidato no dia da eleição e pediu a nulidade das provas que teriam sido promovidas na Bolívia, alegando incompetência da Polícia Federal para atuar no país vizinho.

 

No entanto, o Ministério Público também recorreu pedindo ainda, a imediata perda de mandato ao cargo após condenação em segunda instância, mas o pedido foi rejeitado pelos desembargadores, contrariando a relatoria que deu provimento ao pedido do MP.

 

 

O vereador, que foi o segundo mais votado durante o último pleito, com 1.521 votos, aguarda a decisão exercendo o cargo.

Comente esta notícia