Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 17:29 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 17h:29 - A | A

PROJETO DE LEI

Dia Municipal do Rio Paraguai pode ser instituído

Com intuito de preservar o ecossistema e a valorização do rio e da cultura pantaneira

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Dia Municipal do Rio Paraguai pode ser instituído

Criação do Dia Municipal do Rio Paraguai foi proposta pelo vereador Manoel Rodrigues

 Nesta segunda-feira (11), a criação do Dia Municipal do Rio Paraguai foi proposta pelo vereador Manoel Rodrigues (Republicano) da Câmara dos vereadores de Corumbá,  por meio de um Projeto de Lei apresentado durante sessão ordinária na semana passada, com inclusão no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Corumbá.

 

O intuito do vereador é que a data se torne uma referência pela preservação do ecossistema, com a consequente valorização do rio e da cultura pantaneira.

 

Para o parlamentar, o Paraguai é o principal rio do nosso Pantanal, além de ser um enorme atrativo turístico, tanto para a pesca esportiva como para passeios ecológicos, é utilizado também para navegação com transporte de cargas e pessoas. Por ele escoa boa parte da produção da região, como minério, milho, soja, entre outros. 

 

“É responsável também pelo escoamento de parte das exportações e importações da Bolívia que utiliza o sistema Paraguai-Paraná para chegar ao Atlântico. Aliado a tudo isso, é responsável também pela grande diversidade de aves e pássaros desde a sua nascente até a foz, e precisa ser constantemente preservado”, continuou.

 

A proposta, conforme Manoel, foi feita justamente para reforçar a necessidade de se preservar essa fonte de riqueza, evitando desastres ambientais como o ocorrido com o Rio Taquari.

 

Comente esta notícia