Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 10:28 - A | A

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 10h:28 - A | A

Compra de Votos

Vereador é preso por compra de votos em Ladário

O resultado é de três meses de investigações e começou por uma denúncia, complementada posteriormente por diversas diligências

Myllena de Luca
Capital News

Ricardo Albertoni/Diário Corumbaense

Vereador é preso por comprar votos em Ladário

O vereador foi eleito em Ladário com 365 votos

A Operação Anatocismus, da Polícia Federal de Corumbá, cumpriu dois mandados de prisão. Um deles é contra o vereador de Ladário, Eurípedes Zaurizio de Jesus, de 44 anos, duas conduções coercitivas, além de realizar buscas domiciliares. O caso aconteceu nesta terça-feira (24), em Ladário.

Os investigados foram indiciados pela prática de corrupção eleitoral ativa, falsidade ideológica eleitoral (“caixa dois”), usura pecuniária (“agiotagem”) e retenção de documentos de identificação, de acordo com o Diário Online. As penas somadas variam de 2 a 11 anos de prisão.

O resultado é de três meses de investigações e começou por uma denúncia, complementada posteriormente por diversas diligências, dentre elas a execução de busca no domicílio do então candidato e hoje vereador.

O candidato a vereador de Ladário, foi eleito e teria comprado votos com valores que iriam de R$ 100 a R$ 200, usando de valores obtidos por meio da prática de crime. A operação mostra que o vereador explorou pessoas de baixa renda, beneficiários do programa Bolsa Família, retendo o cartão magnético do programa e a respectiva senha para efetuar os saques e cobrir os juros devidos pelos tomadores dos empréstimos.

A Polícia Federal afirmou que esse ato desvirtua a finalidade do programa Bolsa Família. De acordo com o Diário Online, o candidato também realizou a prática conhecida como “caixa dois”, sonegando e inserindo informações falsas na prestação de contas de campanha.

Comente esta notícia