Domingo, 19 de Maio de 2024


Polícia Sábado, 27 de Junho de 2015, 07:02 - A | A

Sábado, 27 de Junho de 2015, 07h:02 - A | A

Secretário de segurança participa de formatura de 50 novos policiais em Corumbá

Curso teve duração de 10 meses e policiais vão reforçar a segurança nos municípios de Corumbá e Ladário

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva/Capital News

Secretário de segurança participa de formatura de 50 novos policiais em Corumbá

Policiais passaram por treinamento de 1500 horas e iniciaram o policiamento na região na próxima segunda-feira

Corumbá (MS) - Após o período de preparação e formação no curso de técnicos em segurança pública, 50 policiais participaram na manhã desta sexta-feira (26),  da solenidade de formatura e juramento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O treinamento dos novos soldados teve a duração de 10 meses e a partir da próxima segunda-feira (29), já integrarão o efetivo do 6º Batalhão da Polícia Militar e vão reforçar o policiamento nos municípios de Corumbá e Ladário.

Participaram da cerimônia realizada no ginásio Poliesportivo localizado na Avenida Porto Carreiro, diversas autoridades civis e militares, entre eles o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, que no ato representou o Governador do Estado Reinaldo Azambuja, o Prefeito de Corumbá Paulo Duarte, além do comandante geral do policiamento da região Oeste, Coronel  Evaldo Iahn Mazuy, o comandante do 6º Batalhão Tenente-Coronel Wilson Velasques, a Delegada Regional da Polícia Civil Joilce Ramos e representantes do comando das forças Armadas.

Prioridade
Durante anos a segurança pública tem sido uma das reinvindicações prioritárias para população de Corumbá que sofre com a necessidade de reforços e investimentos para fortalecer as forças de segurança que operam no município. De acordo com o prefeito Paulo Duarte, pesquisas realizadas junto a população, apontou que a carência pela Segurança Pública ultrapassou os indicativos na área da saúde que durante anos encabeçou a lista de maiores necessidades dentro do município.

“Nos últimos dias tive acesso a uma pesquisa realizada com moradores de Corumbá, onde a segurança pública foi apontada como a área mais carente de investimentos, segundo apontou os próprios moradores. E tenho certeza que esses policiais sem dúvidas vão contribuir e muito para reforçar o policiamento aqui em nossa região, quero aproveitar a presença do secretário de segurança e agradecer esse importantíssimo reforço e que possamos fortalecer ainda mais as instituições que atuam na segurança pública aqui em nossa região”, disse.

Deurico/Capital News

Secretário de segurança participa de formatura de 50 novos policiais em Corumbá

 

O comandante do 6º Batalhão Tenente-Coronel Wilson Velasques os novos integrantes da Polícia Militar ingressam na instituição com um diferencial muito importante, a preparação que foi realizada integralmente dentro da área de atuação dos policiais irá possibilitar um policiamento imediato, a qual o policial não necessitará de um período de adaptação. “Foi importante durante esses 10 meses de intenso treinamento administrativo, legal e operacional e graças a Deus conseguimos obter o nosso intento que era justamente formar uma turma com excepcional qualidade e a partir de segunda-feira eles já estarão aptos a serem empregados no policiamento ordinário em toda área de Corumbá e Ladário”, concluiu.

Efetivo é prioridade
Participando da formatura dos Policiais Militares, o secretário de segurança Silvio César Maluf ressaltou que o trabalho da governadoria dentro da administração estadual elencou como prioridade desde o início as áreas da saúde e segurança pública, onde o atual governador Reinaldo Azambuja priorizou o investimento em efetivo humano. “O Trabalho da Governadoria gerou as prioridades para administração estadual, sendo elas a saúde e segurança pública, entretanto o que o governador vem fazendo desde o início, é investir no ser humano, no efetivo, porque nós viemos de uma experiência histórica em que a um volume muito grande de aposentados e uma redução significativa de efetivos, e por mais que esforço que os governos anteriores tenham feito, como essa é uma demanda que vem há mais de 30 anos, sofrendo por falta de investimentos de falta de planejamento, isso começou repercutir nos últimos 16 anos, e por mais que você admitia policiais, a aposentadoria acaba superando essas contratações em quatro anos, como o que ocorre sendo o número de aposentados superando e muito a quantidade de contratados, mas o governador vem reforçando nesses primeiro meses de administração o quadro de policiais dentro do estado e assim amenizando a demanda”, afirmou.

 

Os novos soldados contratados através de concurso público, participaram do curso de formação que teve duração de 1.500 horas/aula, divididas em dez meses. Durante o período, foram ministradas mais de 50 disciplinas, entre elas direitos humanos, direito penal, direito processual penal, direito administrativo e práticas operacionais.

 

Comente esta notícia