Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020, 11:13 - A | A

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020, 11h:13 - A | A

Combate

Queimadas:Operação Focus vistoria propriedades no Pantanal

Áreas vistoriadas pelos agentes são a Nhecolândia e Nabileque

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Queimadas:Operação Focus vistoria propriedades no Pantanal

Operação Focus foi desencadeada por meio do Imasul e a Sejusp

Equipes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), perícia criminal, Polícia Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar Ambiental já percorreram quase 30 propriedades, na Nhecolândia e outras no Nabileque, regiões que são referência nacional tanto em produção sustentável, como em preservação ambiental.  Eles estão na operação Focus para apurar os incêndios nas áreas rurais de Mato Grosso do Sul, concentra ações em propriedades localizadas nas regiões da Nhecolândia e Nabileque, no Pantanal.

 

Os focos existentes em todas as propriedades rurais foram levantados através de imagens de satélite e análise temporal, que foram cruzadas com outros bancos de dados, possibilitando a identificação das fazendas, dos donos e da área total atingida pelos incêndios, segundo o  Imasul. 

 

Na ação a fiscalização identificou uma propriedade onde foram destruídos 3.200 hectares de forma intencional e uma outra fazenda onde pessoas atearam fogo em leiras oriundas da limpeza da pastagem, segundo a assessoria. Na região do Nabileque os levantamentos iniciais apontam para queimadas iniciadas em áreas indígenas. O Imasul estima que as multas lavradas ultrapassem R$ 4 milhões.

 

De acordo com o Presidente do Imasul, André Borges,nesta primeira fase da Operação Focus  foram  percorridos mais de 2.800 quilômetros. “Foi possível fazer a constatação do início desses focos e agora, validado o indício do início do foco dos incêndios trazemos os trabalhos para o laboratório de geoprocessamento do Imasul e aqui nós apuramos a extensão desse dano, o quanto de área foi queimada a partir desse ponto do início de queimada. Nosso trabalho ainda é de levantamento, de apuração de todos esses dados e confirmando isso, quantificando a extensão de todas essas áreas queimadas, é feito o procedimento do auto de infração”, explicou Borges.

 

Comente esta notícia