Deflagrada pelas forças de segurança pública segunda-feira (6), a Operação Atalaia que visa coibir a prática de crimes transfornteiriços em toda região oeste do país, divulgou nesta quinta-feira (9) a parcial com o balanço das suas operações na região de Corumbá. Com o emprego de um efetivo de 120 agentes, militares do Exército, Polícia Federal, Civil, Militar, agentes da Receita Federal e ainda da Agencia Municipal de Trânsito da cidade, desenvolveram de forma intensiva nesses últimos dias diversas abordagens e vistorias em toda região.
Além do combate a delitos, busca-se a estreita coordenação entre os órgãos do Poder Executivo, particularmente as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização das esferas Federal, Estadual e Municipal. De acordo com o exército.
Balanço Parcial Operação Atalaia 2015
Até o presente momento foram revistados: 918 veículos de passeio, sendo 763, em Corumbá e 155 em Porto Murtinho; 58 ônibus, sendo 52 em Corumbá e seis em Porto Murtinho; 35 caminhões, sendo 15 em Corumbá e 20 em Porto Murtinho; 86 motos, sendo 64 em Corumbá e 22 em Porto Murtinho; quatro embarcações em Porto Murtinho; 65 pedestres, sendo 17 em Corumbá e 48 em Porto Murtinho; 27 ciclistas, sendo 25 em Corumbá e dois em Porto Murtinho; 14 trens na região de forte Coimbra e Porto Esperança.
Até o momento foram apreendidas duas facas, uma pistola 9mm; 15 munições 9mm; dois facões; uma camionete Ford D-20; uma motocicleta CG Titan; uma pessoa embriagada; dois quilos de maconha; papelotes de cocaína e cachimbos.
Até o momento, o patrulhamento de Fronteira percorreu 336 quilômetros da faixa de fronteira a pé, acavalo, de viaturas e em embarcações e foram percorridos 280 quilômetros de faixa de fronteira com helicóptero militar pantaneira.