Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 13h:54

Com 15 projetos cadastrados, MS é líder no Centro-Oeste para leilão de energia

Jaime Verruck aponta que “é fundamental a concretização de um importante investimento no setor de geração de energia em nosso Estado”.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Portal do MS

Com 15 projetos cadastrados, MS é líder no Centro-Oeste para leilão de energia

Jaime Verruck aponta que “é fundamental a concretização de um importante investimento no setor de geração de energia em nosso Estado”.

Ministério de Minas e Energia anunciou em maio, o Leilão previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW. Mato Grosso do Sul tem 15 projetos e oferta de geração de 964 MW, sendo o líder em propostas cadastradas no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019.

 

Na última terça-feira (11), a informação foi divulgada pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ao todo, a EPE cadastrou 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019, com oferta de 100 GW, a maior já registrada para os leilões de energia no país. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul lidera em número de projetos (15) e de oferta de energia (964 MW). São 8 fotovoltaicas, com oferta de geração de 450W; 2 PCH’s (48 MW); 4 térmicas a Biomassa 4 (200 MW) e 1 térmica a Gás Natural 1 (266 MW). Em Goiás, foram cadastrados 12 projetos, com oferta de 313 MW e em Mato Grosso, 13 projetos (375 MW).

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, “É animador o número de projetos cadastrados em Mato Grosso do Sul, bem como o volume de oferta. É fundamental, por exemplo, para a concretização de um importante investimento no setor de geração de energia em nosso Estado, que é a termelétrica em Ladário e que deve gerar 266 MW para a região”, aponta.

 

Em junho, foi assinado em Santa Cruz de la Sierra, acordo entre o governo do Estado e a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos S/A (YPFB), garantindo o fornecimento de 1,1 milhão de metros cúbicos por dia para a Termelétrica Fronteira, em Ladário.

 

Além destes, os projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, como as usinas de energia fotovoltaicas e das usinas térmicas a biomassa, também foram destacados pelo titular da Semagro. Para o secretário Jaime Verruck, “Temos estimulado os projetos de fontes renováveis com os termos de referência acessíveis para obtenção de licenciamento ambiental prévio desse tipo de empreendimento, além de linha de crédito específica no FCO, para pessoa física e pessoa jurídica. Ações fundamentais para garantir a participação desses projetos nos leilões de energia”, completa.

 

Ainda conforme o secretário Jaime Verruck, “Tivemos o cancelamento dos certames anteriores, por uma série de fatores. Agora, com uma série de ações do governo federal para reaquecer a economia do país já temos uma sinalização positiva, que é a realização do leilão. Esperamos que o mercado responda de forma a viabilizar a instalação desses investimentos”, conclui.