Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018, 10h:56

Pioneiro em artes plásticas no Estado terá exposição permanente no Sesc Corumbá

Evento de abertura da exposição será nesta segunda-feira (03/12), às 19:30h

Flavia Andrade
Capital News

Foto: Divulgação

Pioneiro em artes plásticas no Estado terá exposição permanente no Sesc Corumbá

Jorapimo foi um importante artista plástico do Mato Grosso do Sul

José Ramão Pinto de Moraes, conhecido como Jorapimo, é natural de Corumbá, município há 420 km da Capital, nascido em 24 de novembro de 1937, faleceu em 22 de novembro de 2009. A partir de dezembro, o Sesc Corumbá contará com exposição permanente de obras de Jorapimo, um dos mais expressivos artistas plásticos de Mato Grosso do Sul.


Jorapimo foi um importante artista plástico do Mato Grosso do Sul. Expressionista, suas inspirações vinham de ícones do Pantanal. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, possuindo obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande (MARCO) no Mato Grosso do Sul, contém obras catalogadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela “Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais". Também foi um dos artistas premiados juntamente com Reginaldo Araújo e Dalva Barros na primeira exposição de artes do Mato Grosso do Sul que foi organizada por Aline Figueiredo.

 

O evento de abertura da exposição será nesta segunda-feira (03/12), às 19h30. Para a exposição permanente, o Sesc adquiriu 22 telas que pertenciam a um colecionador particular, para serem disponibilizadas ao público em geral, na cidade em que viveu Jorapimo e que inspirou sua pintura, retratando o homem pantaneiro, sua rotina e belíssimas paisagens.

 

De acordo com a gerente do Sesc Corumbá, Thayná Cambará, “Ter a obra de Jorapimo de volta à Corumbá é um presente para a cidade Branca. O Sesc prepara um ambiente e uma atmosfera artística para receber a exposição que ficará permanentemente aberta a visitações e com agendamentos de visitas mediadas”, afirma.

 

Pioneiro nas artes plásticas no Estado, Jorapimo, começou a pintar aos 14 anos de idade, produzindo mais de 3 mil obras, sendo 50 catalogadas pelo Iphan. É considerado o introdutor da pintura moderna no Estado.

 

Serviço – As visitações estarão abertas sempre de terça a sábado das 13h às 22h. Informações e agendamento de visitas mediadas pelo telefone (67) 3232-3130. A unidade do Sesc Corumbá fica na Rua 13 de junho, 1703 – Centro. Com assessoria de imprensa.