Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 15h:28

Em Corumbá os 'grandes' não se elegem e candidatos de fora ficam com 18 mil votos

Nomes conhecidos da Política local e nacional não foram eleitos

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Leonardo Cabral/Capital News

Em Corumbá os 'grandes' não se elegem e candidatos de fora ficam com 18 mil votos

Eleitores depositaram pouco mais de 18 mil votos para candidatos de fora elegendo apenas um representante para deputado estadual

Aproximadamente dez candidatos entraram na disputa das eleições de 2018 representando Corumbá. Desse total, apenas um foi eleito, o então, vereador, presidente da Câmara, Evander Vendramini do Partido Progressista, que a partir do dia 1° de janeiro de 2019, assumirá uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.

 

Alguns com nomes mais conhecidos, como Paulo Duarte (MDB), Delcidio do Amaral (PTC), Chicão Vianna (Solidariedade) e Bia Cavassa (PSDB), não conseguiram se eleger, apesar de boa representatividade diante das urnas.

 

Duarte que disputava vaga para deputado estadual, obteve 17.343 votos, o que representou 1,35% dos votos, ficando com a primeira suplência do MDB. Já Chicão Viana (Solidariedade) teve 9.376 votos, o que representou 0,73%, ficando em 38° lugar.

 

Já na disputa para senadores, Delcidio do Amaral que teve apenas 14 dias de campanha, após decisões judiciais, conquistou 109.927 votos, o que representou 4,76% ficando como o sétimo mais votado, seguido do então do candidato Anisio Guató (PSOL) com 28.888 votos, que também entrou na disputa pelo senado.

 

Na corrida para deputado federal, Corumbá também contou com candidatos, como Bia Cavassa, que entrou em sua primeira disputa eleitoral, conquistando assim, 17.834 votos, com 1,44%.

 

Machado (PT), vereador na cidade, ficou em 29° com 5.158 votos. Tadeu Vieira (PDT), que também exerce atualmente o cargo de vereador na cidade pantaneira, obteve 1.549 votos na disputa para a Assembleia Legislativa.

 

Ao todo, Corumbá teve 58 locais de votação totalizando 69.302 eleitores aptos a votar nas Eleições 2018, nas 274 seções espalhadas na cidade. Deste total, apenas 39.471 eleitores conformaram seu voto nas urnas eletrônicas. O índice de abstenção registrado foi de 24%.

 

 

O que chama a atenção, na corrida eleitoral, é que Corumbá e Ladário tinham chance de eleger ao menos dois deputados estaduais. Mas o que acaba ocorrendo são os votos aplicados em candidatos de fora, ou seja, eles acabam levando o voto, como nesta Eleição, quando pouco mais de 18 mil votos foram destinados a eles.