Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 18h:17

Oficiais da PM atuaavam em esquema de facilitação de contrabando de cigarros

Gaeco e PM realizam Operação Oiketicus em 16 cidades de Mato Grosso do Sul

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/PMMS

PMA e PM apreendem 300 mil cigarros durante ação na MS 080

Facilitação de contrabando envolvia praças e oficiais

Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e a Corregedoria da Polícia Militar cumprem nesta quarta-feira (16), 20 mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e 45 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Auditoria Militar no âmbito da operação Oiketicus. O objetivo foi desmontar organização criminosa composta por policiais militares que atuam na facilitação do contrabando de cigarros. Entre os  militares presos estão praças e oficiais.

 

Participam da operação batizada por Oiketicus cerca 125 policiais militares e 9 promotores de Justiça. Os mandados tiveram como alvo as residências e locais de trabalhos de todos os investigados, distribuídos nos municípios de Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracaju, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Boqueirão, Japorã, Guia Lopes, Ponta Porã e Corumbá.

 

 Após a realização dos procedimentos de praxe e eventuais lavraturas de autos de prisão em flagrante pela Corregedoria da Polícia Militar, serão encaminhados ao presídio militar de Campo Grande. Todos os mandados de busca foram cumpridos, porém resta em aberto um mandado de prisão preventiva, informou o Gaeco

 

Operação Oiketicus

Operação batizada por Oiketicus faz alusão às lagartas desta espécie que constroem uma estrutura com seda e fragmentos vegetais, com o formato semelhante a um “cigarro” alongado, e serve para a sua proteção. O “cigarro” vai sendo ampliado com o crescimento do inseto.