Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 12h:49

Pescadores se perdem no Pantanal e bombeiros são chamados

O resgate foi feito nesta terça-feira (15)

Laura Holsback
Capital News

Divulgação/Bombeiros

Pescadores se perdem no Pantanal e bombeiros são chamados

Homens foram resgatados por bombeiros

Dois pescadores, de 40 e 49 anos, tiveram que ser resgatados por bombeiros depois de terem se perdido na Baía do Saracura, área do Pantanal, distante cerca de 55 quilômetros do Porto Geral de Corumbá. O resgate foi feito nesta terça-feira (15). 

 

De acordo com as informações, um primo dos pescadores, de 39 anos, foi até o quartel dos bombeiros informar que os homens tinham saído em direção à região na noite de segunda-feira (14) após saberem que por lá havia sobre grande quantidade de peixes.

 

Ele disse que mais cedo, por volta das 11h, os parentes teriam conseguido contato dizendo que estavam perdidos, cansados e com fome, dentro da baía. A equipe, juntamente com o primo dos pescadores, seguiu viagem pelo rio Paraguai e aproximadamente uma hora depois, encontrou os homens.

 

Eles relataram que se deram conta de que estavam perdidos na manhã de terça, quando tentaram sair da baía após perceberem que não havia peixes. Entretanto, com a cheia, eles ficaram confusos com o acúmulo de vegetação nos trechos que dão acesso à área e que mudavam a paisagem.

 

Dicas

Em uma região isolada, quando se dá conta que está perdido, geralmente entra em pânico. E é exatamente este ponto fundamental para sua sobrevivência, manter a calma, orientam bombeiros. Em caso de achar que está perdida, a pessoa deve se lembrar sempre sigla: ESAON.

 

E = Estacione. Mantenha a calma, porque ficar afobado só te roubará energia.

 

S = Situe-se. Avalie o redor. Tem água? Faz frio? É alto? Pense no ambiente e nos recursos que tem a sua disposição e avalie se conseguirá passar algumas horas, dias ou semanas ali.

 

A = Alimente-se. O cérebro não funciona sem glicogênio, e você precisa mantê-lo em condições para pensar direito antes de ter forças para mover os músculos. Pense em maneiras de obter água e comida.

 

O = Oriente-se. Você tem mapa ou bússola? É hora de usá-los. Caso contrário, observe o movimento do sol e das estrelas para se localizar.

 

N = Navegue. Uma vez que você sabe em qual direção seguir, tente acompanhar sua evolução no mapa (caso tenha um). Noções de geografia são fundamentais nessa hora.