Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 16 de Junho de 2017, 16:25 - A | A

Sexta-feira, 16 de Junho de 2017, 16h:25 - A | A

determinação

Justiça determina implantação de Defensoria Pública em Corumbá

A decisão atende ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2010, levando em consideração a amplitude da população e das comunidades tradicionais do Pantanal

Cristiano Arruda
Capital News

Erik Silva/Capital News

Comissão na Câmara de Deputados aprova criação de área de livre comércio em Corumbá

Corumbá deve ganhar os serviços in loco da Defensoria Pública

Foi determinado pela Justiça, que o Governo Federal, instale em Corumbá uma unidade da Defensoria Pública da União, que possa garantir assistência jurídica à população. No estado, apenas Campo Grande conta com a sede do órgão, mesmo sendo um direito garantido pela Constituição.

A decisão atende ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2010, levando em consideração a amplitude da população e das comunidades tradicionais do Pantanal, bem como o elevado índice de criminalidade transfronteiriça e de feitos ambientais relacionados ao Rio Paraguai.

A ação foi protocolada na 1ª Vara Federal da Cidade Branca e sentenciada pelo juiz federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira, que determinou, além da instalação da Defensoria, a designação provisória de defensores públicos de outras lotações, realização de convênio com a Defensoria Pública Estadual, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou outra medida cabível para garantir o cumprimento da demanda com celeridade.

O magistrado obrigou a União a realizar em até 12 meses os estudos sobre as realidades das Varas Federais na fronteira para viabilizar a implantação da unidade.

Em defesa, a Defensoria Pública da União se defendeu no processo alegando a inexistência de sedes no interior de Mato Grosso do Sul por falta de recursos humanos, administrativos e estruturais. Além disso, motivações de ordem constitucional e legal impediam a imediata celebração de convênios.

Os argumentos não convenceram o juiz federal, que estabeleceu multa de R$ 500 mil pelo não cumprimento da decisão, que se tiverem de ser pagos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos

Comente esta notícia