Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Sábado, 29 de Outubro de 2016, 11h:31

Feira agropecuária do Pantanal é realizada em Corumbá

A feira acontece no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros

Edyelk dos Santos
Capital News

A cidade de Corumbá realizada, com o apoio do Governo do Estado, a Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan) que foi montada no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, e conta com um pavilhão.

Divulgação

Feira agropecuária do Pantanal é realizada em Corumbá

A feira acontece no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros

No pavilhão a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Fundação de Turismo de MS expõem produtos da agricultura familiar e painéis e folhetagem dos principais destinos turísticos.

A feira agropecuária realizou a abertura oficial nesta quinta-feira com o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, que agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica). O dirigente destacou, ainda, que o Estado tem sido parceiro dos produtores pantaneiros ao garantir acesso (estradas e pontes) para escoamento da produção do município, que tem o segundo maior rebanho bovino do país.

O pavilhão montado pelo Governo do Estado na Feapan reúne programas de fomento da Agraer que abrangem a agricultura familiar, como piscicultura e apicultura, e produtos hortifrutigranjeiros e caseiros (rapadura, bocaiuva, melado, pães e doces) trazidos pelos pequenos produtores rurais dos oito assentamentos do município. Também participam artesões que trabalham com fibras de camalote, palha e milho.

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário, Francisco Expedido da Silva, definiu como “extremamente positiva” a iniciativa do Governo do Estado de inserir a agricultura familiar no grande evento do agronegócio pantaneiro. “É um bom começo, onde o governo mostra que é nosso parceiro”, diz ele.

Atualmente, os associados da cooperativa participam das compras governamentais do Estado, prefeitura de Corumbá, Marinha e Exército.