Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Esporte Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015, 08:22 - A | A

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015, 08h:22 - A | A

Estadual de Futebol 2016

Pivô de polêmica, Robinho é confirmado no Corumbaense

O atleta defendeu o Operário na campanha que levou o Operário à Série A de 2016

Da Redação
Capital News

Era para ser mais um anúncio rotineiro de contratação de jogador para o setor defensivo do Corumbaense para a temporada 2016, porém, Ederson Baptista Souza, o Robinho, não é apenas mais um lateral aos olhos do torcedor corumbaense. Após a grande repercussão do episódio de suposto racismo envolvendo atleta e torcida no final do jogo, no Arthur Marinho, entre Corumbaense e Naviraiense, então time do atleta, durante a primeira fase da Série A do Campeonato Estadual deste ano, é impossível não destacar a negociação que surpreende grande parte da torcida em virtude da situação delicada ocorrida no início do ano.

Anderson Gallo / Arquivo Diário Corumbaense

Pivô de polêmica, Robinho é confirmado no Corumbaense

Em Corumbá, no dia 25 de fevereiro, lateral Robinho se envolveu em confusão com torcida do Corumbaense

Dez meses depois do polêmico episódio, Robinho e Corumbaense voltam a ocupar o mesmo espaço nos noticiários esportivos de Mato Grosso do Sul. Desta vez, com uma “proposta de paz”. O atleta e a torcida do Carijó da Avenida foram protagonistas da maior polêmica no futebol do Estado na temporada passada. Robinho alegou ter sido ofendido de forma racista no final da partida por torcedores que estavam próximos à entrada do túnel de saída do campo do lado do time adversário.

 

Alguns torcedores que frequentemente assistem à partida no local foram procurados na época pelo Diário Corumbaense e negaram acusação de racismo, mas confirmaram gritos e xingamentos relacionados à postura provocadora que, segundo eles, o atleta utilizou durante a partida. Um dos procurados, inclusive, afirmou que Robinho teria jogado água na torcida durante o jogo.

Na ocasião, o Carijó da Avenida foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS), e poderia ser punido com perda de pontos e mando de campo, além de pagamento de multa. O clube foi absolvido em primeira e segunda instância por falta de provas.

Também na época, clube e Prefeitura de Corumbá, grande apoiadora da equipe na temporada, condenaram de forma veemente o preconceito, mas apontaram que houve “exploração sensacionalista” na cobertura do episódio por alguns meios de comunicação. A população se mobilizou rechaçando um pré-julgamento de toda a região dentro do clima que foi criado.

Passada a polêmica, o nome do atleta foi sugerido pela diretoria do Corumbaense ao técnico Gilmar Calonga, que prontamente aprovou a sugestão do reforço. “Ele já é um atleta experiente, e estará defendendo o time da cidade. Já trabalhei com ele no Operário, em 2014, onde se mostrou ser um atleta bastante tranquilo,” pontuou o técnico ao avaliar a contratação do lateral direito. O presidente do clube, Bosco Delgado, ratificou que a contratação partiu de análise da diretoria e também trata o acerto como uma demonstração de que o episódio foi superado pelas partes e que as arestas foram aparadas.

Já o fisioterapeuta Marcelo Araújo, que integra a comissão técnica e é um dos responsáveis pelas contratações do time para a próxima temporada, disse que a negociação levou em consideração a capacidade técnica do jogador. “Quando teve início o planejamento nós começamos a trabalhar para identificar as capacidades técnicas dos atletas. No caso específico do Robinho, seu potencial é inquestionável. Estamos trazendo jogadores os quais temos certeza de suas qualidades e ele está inserido dentro dessa filosofia”, explicou o dirigente a este Diário.

De acordo com Araújo, o jogador demonstrou muita vontade de jogar pelo clube e tanto ele quanto a direção do clube querem colocar um ponto final no episódio. “Acredito que o que aconteceu tenha sido um fato isolado e que não tenha deixado nenhum tipo de constrangimento. É muito importante nesse momento a torcida abraçar o time para que a gente chegue ao objetivo que é o título do estadual 2016”, explicou.

Anderson Ramos/ Arquivo Capital News

Robinho Corumbaese

Robinho defendeu as cores do Operário onde conquistou o acesso do Galo da Capital

 

A reportagem do Diário Corumbaense também falou por telefone com Robinho, que exaltou a torcida do Carijó da Avenida e se desculpou com os corumbaenses afirmando que ofensas partiram de um torcedor, exclusivamente.

 

“Queria pedir desculpas para a torcida, não foi ela, foi uma pessoa. A torcida de Corumbá é muito linda, mas aquilo é passado, nem quero lembrar”, disse o jogador.

 

Com o intuito de reescrever sua história na cidade, ele aproveitou para destacar a vontade em vestir a camisa alvinegra ao ponto de ficar longe de sua família, que mora em São Paulo.

 

“Em nome de Jesus vai dar tudo certo. Tenho fé nisso. Estou deixando minha família para ir ser campeão e fazer história em Corumbá”, finalizou.

Após defender o Naviraiense na Série A de 2015, Robinho, o mais novo reforço para a lateral do Carijó da Avenida, defendeu o Operário na campanha que levou o Galo da Capital à Série A de 2016 após a conquista do vice-campeonato na Série B. Como será a relação entre atleta e torcida só o tempo poderá dizer, mas o primeiro passo foi dado pelo clube. Cabe agora a cada parte envolvida, contribuir dentro daquilo que lhe é reservado no futebol, acompanhando o profissionalismo que novos movimentos para a melhoria do esporte exigem. Espera-se das duas partes, ações objetivas indispensáveis para a qualidade do espetáculo durante os 90 minutos sem a inclusão de questões extracampo. Jogador e torcida devem exercer seu papel por meio de ações determinadas pela única e exclusiva função dentro de uma partida de futebol: jogar e torcer.

Elenco
De acordo com Calonga, a montagem do elenco foi planejada para disputar a competição com chances de terminar nas primeiras posições. "Montamos um time competitivo. Pegamos um pouco de cada time aqui do Estado e mais uns três ou quatro peças de fora. É um time, de acordo com a estrutura que o Corumbaense está montando, para brigar pelo título", afirma, confiante.

O clube divulgou os nomes dos jogadores através das redes sociais e estão confirmados os goleiros Alisson, Ricardinho e Igor, os laterais Robinho, Bruno Oliveira e Adailton, os zagueiros Maicon, Rafael Augusto, André Bahia e Paulo Tocantins, os volantes Cí, Buru, Wesley e Diogo, e os atacantes Neto, Kéverson, Jhonny, Elton e o veterano e ídolo da torcida, Tuia. O nome do meia Jonathan, que disputou o Estadual 2015 pelo Novoperário e chegou a acertar com o Comercial, mas voltou atrás, foi confirmado no Galo Carijó.

A Comissão Técnica do Carijó, que será comandada por Gilmar Calonga, também está definida. Osvaldo Júnior será o auxiliar técnico, Willian Schimidt o preparador físico, Rodrigo Pereira o preparador de goleiros e o grupo se completa com o fisioterapeuta Marcelo Araújo.

Comente esta notícia