Sábado, 18 de Maio de 2024


Esporte Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015, 11:19 - A | A

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015, 11h:19 - A | A

Adrenalina

Pantanal Pro Adventure Race traz a Corumbá atletas de 22 países

Competição será aberta nesta quinta-feira e ao todo 32 equipes disputam a última etapa do circuito mundial

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Clóvis Neto

Pantanal Pro Adventure Race traz a Corumbá atletas de 22 países;

Atletas de 22 países já estão em Corumbá acertando os últimos detalhes para o desafio

O Pantanal Sul-Mato-Grossense se transforma a partir desta quinta-feira (12), na capital mundial dos esportes radicais, isso porque o município de Corumbá sedia até o final de semana a última etapa do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. No total, 32 equipes de 22 países se reúnem na Capital do Pantanal para vivenciar uma das experiências mais radicais que a natureza pode oferecer.


Os atletas e as equipes de apoio e da organização do evento já movimentam a cidade e a competição será iniciada em uma solenidade marcada para acontecer na noite desta quinta-feira no Sesc Corumbá. Serão três dias de muita aventura e adrenalina em meio a um dos biomas mais diversificado e desafiador do mundo, de acordo com os organizadores do evento aqui no Brasil, os atletas já começaram os preparativos para encarar os 700 quilômetros que serão submetidos para vencer a prova que terá seu início na Serra do Amolar, e esta será uma corrida de aventura no sentido mais real da palavra, afirmam os competidores.


“É como uma corrida de orientação. Uma vez que largamos a prova, quem chegar primeiro ganha. É uma corrida de estratégia, resistência, um endurance mesmo. Cada um monta sua estratégia. Descansa onde quer, dorme o quanto quiser, come o que quiser, etc”, detalhou Shubi, destacando que uma grande equipe de apoio dará suporte aos atletas.


 “A gente tem uma super equipe. São 11 médicos que estarão presentes, tem a Marinha, o Exército a PMA (Polícia Militar Ambiental), o Ibama dando suporte, o Esquadrão Pelicano da Força Aérea também estará em alerta para qualquer emergência. A gente joga o pessoal no meio do Pantanal, mas a gente cuida dele também”, observou a coordenadora.


 Check-in
As equipes começaram a fazer o check-in para a Adventure Race World Championship nesta quarta-feira. Além de confirmar presença na prova, eles testam as habilidades e equipamentos necessários para a aventura no meio do Pantanal. “Checamos os materiais de primeiros socorros, equipamentos de segurança, técnicas verticais. Eles têm que provar que sabem fazer um rapel”, disse Shubi Guimarães.
“Na Prainha do Porto Geral vai ter um teste dos caiaques e de natação. A gente checa os coletes salva vidas também, colocamos um peso e jogamos na água para ver se tem flutuabilidade necessária, porque é uma prova muito difícil. Temos que garantir que os equipamentos estão em ordem. Isso acontece hoje à tarde e na quinta-feira o dia inteiro”, complementou.


“Nesta quinta-feira à noite, no teatro do Sesc, tem a cerimônia de abertura do evento. Na sexta-feira os atletas embarcam as caixas deles nos caminhões do Exército e nos navios da Marinha e à tarde a gente embarca para subir o rio, em três navios da Marinha e mais o Calypso, com a organização. No sábado de manhã estaremos no Jatobazinho para dar largada à prova”, finalizou a diretora da competição.

Comente esta notícia