Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Educação Quinta-feira, 30 de Abril de 2015, 09:46 - A | A

Quinta-feira, 30 de Abril de 2015, 09h:46 - A | A

Higiene Bucal

Projeto Sorriso nas escolas vai distribuir 25 mil kits de higiene bucal em Corumbá

Programa realiza ainda triagem e encaminhamento de alunos que necessitam de atendimento odontológico especializado

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Em andamento desde 2014, o projeto da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação de Corumbá, estão dando prosseguimento ao projeto de saúde bucal “Sorriso nas Escolas”. Para isso em 2015 a Prefeitura Municipal fará a distribuição de 25 mil kits de higiene bucal a todos os alunos da rede municipal de ensino onde estarão incluídos os alunos das regiões ribeirinhas da cidade.

Erik Silva

1275 kits foram entregues aos alunos da Escola Clio Proença na tarde desta quarta-feira

1275 kits foram entregues aos alunos da Escola Clio Proença na tarde desta quarta-feira


O programa que é coordenado pela equipe coletiva de saúde bucal conta com a participação exclusiva de seis dentistas e quatro auxiliares que desenvolvem no dia-a-dia dos alunos atividades educativas contra o surgimento de problemas bucais. Para isso os esforços se concentram em palestras e atividades supervisionadas com a aplicação de flúor, escovações além da distribuição de kits contendo, escova e pasta de dente e fio dental.

De acordo com Claudio Alencar e Célia Oliveira, coordenadores do Programa Coletiva de Saúde  Bucal e do programa Sorriso nas Escolas, o trabalho ainda desenvolve o processo de triagem e
encaminhamento dos alunos que necessitem de atendimento especializado, nos postos de atendimentos mais próximos de suas residências. “Esse trabalho é importante, porque atua de uma maneira bem lúdica e explicativa aos alunos. Eles compreendem desde as primeiras séries a importância de se manter e prevenir o surgimento de problemas na boca. Além de conhecer a maneira adequada de prevenir o surgimento de complicações relacionadas a saúde bucal”,
disse Claudio Alencar.

Na tarde desta quarta-feira (29), os 1275 alunos matriculados na Escola Municipal Clio Proença, na parte alta da cidade, participaram da entrega dos kits de higiene bucal e assistiram a uma peça com personagens lúdicos que explicaram a importância da prevenção e o cuidado com a saúde da boca. O prefeito Municipal participou do ato e ressaltou que os investimentos aplicados na saúde dos alunos servem como uma porta de entrada de informação para toda família.

“Hoje estamos aqui para dar continuidade a um trabalho que já vem sendo desenvolvido de forma constante em toda rede municipal de ensino. E mais do que isso, é uma oportunidade de que esse conhecimento consiga abranger também toda a família, por isso hoje além dos alunos matriculados na escola, houve o convite extensivo aos país, para que pudessem participar desse momento e assim difundir essas informações tão importantes, sabemos que a melhor maneira de tratar qualquer problema é com a prevenção”, disse Duarte.

Comente esta notícia