Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 11:14 - A | A

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 11h:14 - A | A

PESQUISA

Corumbá inicia levantamento da movimentação econômica para o Carnaval

A pesquisa deve abranger o comércio local, as escolas de samba e os turistas

Leonardo Barbosa
Capital News

PMC/Divulgação

Corumbá inicia levantamento da movimentação econômica para o Carnaval

Pesquisa será realizada em três etapas

A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a Fundação de Turismo do Pantanal e a Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, deram início ao levantamento da movimentação econômica no município durante as festividades do Carnaval Cultural de Corumbá 2019.

 

A pesquisa será realizada em três frentes de trabalho: Comércio Local (abrangendo a cadeia produtiva do Carnaval, além das barracas e ambulantes) que será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Escolas de Samba e Blocos Oficiais, a ser realizada pela Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico; e Turistas e Residentes, realizada pela Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Neste domingo (10), a pesquisa aconteceu no Porto Geral durante a Roda de Samba, haja vista que a mesma integra a programação oficial do Carnaval. A expectativa do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, é de que os resultados obtidos com a pesquisa possam nortear as ações da Secretaria.

 

Uma ação imediata será a retomada da Sala do Empreendedor Itinerante, “já que se percebeu que a maioria das pessoas que são proprietários de barracas ou trabalham como ambulantes, não estão formalizadas, por desconhecimento e/ou falta de informação de como proceder para se formalizar”, afirmou Luciano. Além disso, durante o mês será realizado a pesquisa nos empreendimentos locais e nos barracões das Escolas de Samba e nas sedes dos Blocos Oficiais.

 

Já no dia 28 de fevereiro inicia-se um dos principais pontos da pesquisa, que é a contagem de fluxo e recepção aos visitantes. Essa etapa acontecerá no Posto Lampião Aceso e na Fronteira Brasil/Bolívia. Já durante a folia de momo ocorrerá a pesquisa junto aos turistas e residentes de forma a levantar as despesas dos mesmos durante o carnaval de 2019.

 

 

Tendo em vista que importantes cidades do Estado com tradição em festas carnavalescas cancelaram o seu carnaval esse ano, espera-se que haja um aumento no fluxo de pessoas na região e consequentemente um aumento na movimentação econômica de Corumbá.

 

Comente esta notícia