Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017, 12:36 - A | A

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017, 12h:36 - A | A

Gastronomia

Prazo de inscrições para VI Fegasa termina na tarde desta sexta (10), em Corumbá

A edição do Festival de 2017 terá novidades, incluindo jantar beneficente e o Concurso Mestre Pantaneiro

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

Divulgação/Prefeitura de Corumbá

Prazo de inscrições para VI Fegasa termina na tarde desta sexta (10), em Corumbá

O VI Festival Gastronômico Sabores das Américas será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro

O Período de inscrições para o VI Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) de Corumbá, acaba nesta sexta-feira (10), às 16h.

 

O Festival, será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro, e  contará com a participação de chefs de cozinha, que vão oferecer oficinas, palestras e rodas de conversa com interessados no setor. A edição de 2017 terá novidades, incluindo jantar beneficente e o Concurso Mestre Pantaneiro.

Segundo Viviane de Arruda Neves, gerente de programas de desenvolvimento de turismo da Fundação de Turismo do Pantanal, Circuito Gastronômico é uma maneira de inclusão de empreendimentos do setor de alimentação fora do lar dentro do Festival. “O Fegasa é um evento que valoriza nossa cultura gastronômica, onde há troca de experiência entre os chefs de cozinha – este ano teremos um chef local – junto com os restaurantes, a dona de casa, com quem já tem um pouco do saber, e com os curiosos”, afirma.

O Circuito vai envolver restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e food trucks durante 12 dias, oferecendo aos clientes, cardápio com iguaria especial. O circuito acontece durante os dias 17 a 28 de novembro.

Os cozinheiros terão total liberdade de criação de suas receitas, sendo obrigatória a inclusão na receita criada de no mínimo um insumo que seja componente característico da culinária pantaneira.

Avaliação
A avaliação dos pratos será feita pelo público e por especialistas da área. A comida poderá ser vendida ao preço entre R$ 20,00 a R$ 30,00 e cada estabelecimento receberá 50 fichas de avaliação. Depois da degustação, o cliente fará avaliação do prato e depositar a ficha em uma urna disponibilizada pela organização do evento.

Já o júri técnico, composto por dois chefs de cozinha, um jornalista, um representante da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e um membro do  Conselho Municipal de Turismo (Comtur), avaliarão os pratos no dia 30 de novembro de 2017, às 15h30, na Arena Gastronômica.

Os itens analisados serão harmonia de sabor e textura, criatividade, técnica utilizada e apresentação do prato (estética). Os três primeiros colocados receberão troféu e prêmio.

Serviço
As inscrições para o Circuito Gastronômico devem ser realizadas na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada à Rua Domingos Sahib, 570 – Porto Geral.

Comente esta notícia