Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 17:38 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 17h:38 - A | A

FOLIA

Carnaval de Corumbá integra calendário nacional do Ministério do Turismo

Evento segue até dia 13 com estrutura reforçada para receber foliões de MS e do Brasil

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Carnaval de Corumbá integra calendário nacional do Ministério do Turismo

Carnaval de Corumbá faz parte dos principais eventos e destinos turísticos do Brasil

O carnaval de Corumbá integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur) pelo segundo ano consecutivo. A ferramenta reúne na internet os principais eventos e destinos turísticos em todo território nacional. Outro evento regional que também faz parte do calendário é o Arraial do Banho de São João, uma festa junina no Pantanal sul-mato-grossense. 

 

A expectativa do comércio local é de aproximadamente R$ 12 milhões, além das centenas de empregos informais gerados. Também são esperados milhares de turistas do Estado e outras regiões. A rede hoteleira está praticamente lotada de sexta-feira (09) a terça-feira (13).

 

A folia na Capital do Pantanal começou em janeiro, com as rodas de samba no Porto Geral. A abertura oficial será nesta quarta-feira (07), com a descida do tradicional Bloco Sandálias de Frei Mariano, às 20h. 

 

Na quinta-feira (09), quem desce a avenida é o bloco de sujos Chupeta. Na sexta-feira (09), é o dia da descida do maior bloco de sujos de Mato Grosso do Sul, o Cibalena, que atrai mais de 30 mil pessoas. Também haverá a apresentação , na Praça Generoso Ponce, da bateria e passistas da Escola de Samba da Mangueira (RJ).

 

Escolas, blocos e cordões

O sábado (10) é reservado aos 11 blocos oficiais. O desfile será aberto pelo Oliveira Somos Nós, às 20h. Também é aguardada a passagem do trio elétrico do bloco independente Afoga o Ganso, que realiza shows privativos há mais de 20 anos.

 

No domingo (11), será o desfile do primeiro bloco de escolas de samba: Unidos da Major Gama, Mocidade de Nova Corumbá, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. 

 

Mais cinco escolas de samba desfilam na segunda-feira (12): Estação Primeira do Pantanal, Marquês de Sapucaí, Vila Mamona, Imperatriz Corumbaense e Império do Morro.

 

O último dia de folia, terça-feira (13), será na passarela do samba, com a apresentação dos bonecões, desfile do corso, cordões carnavalescos, alas das pastoras e dos marinheiros e blocos de frevo e de palhaços

Governo de MS

Carnaval de Corumbá integra calendário nacional do Ministério do Turismo

A estrutura foi reforçada e ampliada para atender os foliões de MS e de outras regiões

Estrutura

As escolas de samba participaram do ensaio técnico na Avenida General Rondon, na terça-feira (06). Foram feitos ajustes do desfile e do som digital, que cobre toda a passarela do samba. O espaço conta com arquibancadas e camarotes, praça de alimentação e local para os jurados que vão avaliar as escolas de samba e blocos.

 

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, explicou que a estrutura dos desfiles de rua deste ano foram reforçadas para o público assistir as apresentações das entidades carnavalescas. O total de arquibancadas foi ampliadas em 40% e telões foram instalados. 

 

Segurança

A segurança dos eventos de carnaval também teve atenção especial da organização. Serão encaminhados 100 policiais militares, incluindo cavalaria e pelotão de choque. Mais 170 seguranças de empresa privada, a Guarda Municipal, além do efetivo do  6° Batalhão da Polícia Militar estarão garantindo a segurança do local.

Comente esta notícia