Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 10:47 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 10h:47 - A | A

Livro

Alunos contam História dos moradores de Corumbá em livro

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é realizado com apoio da Votorantim Cimentos

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Alunos da Rede Municipal contam História dos moradores de Corumbá em livro

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é realizado com apoio da Votorantim Cimentos

A iniciativa resultou no livro, “Corumbá na vida sonhada, na vida vivida e na vida contada por seus moradores”, escrito por alunos de escolas municipais de Corumbá. A publicação, que reúne entrevistas e ilustrações feitas pelos alunos sobre a vida dos moradores, faz parte do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa.

 

 Durante o encerramentos das atividades do projeto em Corumbá, o livro foi lançado em dezembro, com a realização do projeto teve o apoio da Votorantim Cimentos, que já realizou o projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC), Xambioá (TO) e Fercal (DF). De acordo com a analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos, Fernanda Recife,“É um projeto em que as pessoas se sentem protagonistas na construção da história de onde vivem, sendo ainda uma iniciativa que incentiva a leitura de adultos e jovens, um elemento essencial para a formação cidadã de forma sólida e consistente”, enfatiza.

 

 De acordo com o secretário municipal de Educação em Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu, “além de ter possibilitado o desenvolvimento da escrita e da imaginação de 540 alunos de 18 escolas municipais, o projeto foi também uma oportunidade para eternizar a história de Corumbá sob a ótica dos moradores. São várias histórias que valorizam a nossa cultura e a nossa cidade. Por meio deste livro, faremos um importante resgate histórico e cultural de Corumbá, servindo de referência para futuras gerações que quiserem saber mais do cotidiano do seu povo”, destaca.

 

Já para a assessora técnica da secretaria municipal de Educação, Maria Aparecida Moura, “Os alunos ficaram empolgados em participar do projeto e realizar as entrevistas com os moradores. Foi uma atividade que permitiu que os estudantes percebessem o uso social da escrita.  Para 2019, iremos planejar como os professores utilizarão o livro em sala de aula, o que enriquecerá o currículo de nosso município e diversificará as atividades em sala de aula”, conclui.

 

Comente esta notícia