Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cotidiano Domingo, 26 de Julho de 2015, 09:50 - A | A

Domingo, 26 de Julho de 2015, 09h:50 - A | A

Projeto Rondon

Universitários participam do Projeto Rondon em Ladário

Estão sendo desenvolvidas atividades nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura em comunidades de Ladário e Aldeia Limão Verde.

Melissa Schmidt
Capital News

Assessoria

projeto rondon

 Universitários de Dourados e Campo Grande participam do Projeto Rondon no interir do Estado 

Cerca de 40 universitários de Campo Grande e Dourados começaram as atividades do Projeto Rondon no município de Ladário e na Aldeia Limão Verde, localizada 24 quilômetros de Aquidauana. As ações envolvem as áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura, em Ladário os voluntários ficam até o dia 07 de agosto. Além de atenderem à população com orientações de saúde, eles contribuem com atividades de cidadania e identificam soluções para melhorar a qualidade de vida das comunidades. 

 

Assessoria

Projeto Rondon em Ladário

 

Os acadêmicos de Odontologia, por exemplo, realizam palestras educativas e distribuem panfletos com orientações sobre a importância da saúde bucal, explicações de diagnóstico precoce e prevenção do câncer de boca. Usuários de próteses dentárias também serão beneficiados com atendimentos gratuitos.    

 

Além de Ladário, outro grupo com mais de 15 universitários está na Aldeia Limão Verde, habitada por cerca de 1.200 índios da etnia terena, na região de Aquidauana. Após a interação até 27 de julho com a comunidade, a proposta é criar alternativas com foco no potencial turístico, uma vez que a localidade apresenta riquezas naturais como caverna, a nascente do córrego João Dias, a igreja feita de pedra, o morro do desenho, entre outras.

 

LORAINE GONÇALVES

Projeto Rondon em Ladário

Rondonistas sendo recepcionados pela Marinha de Ladário

Projeto Rondon - Executado em Mato Grosso do Sul pela Associação Estadual dos Rondonistas do Estado, o Projeto Rondon tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio de universitários com a realidade multicultural e multirracial do Brasil, oferecendo oportunidades de contribuição para o desenvolvimento social e econômico das regiões mais carentes do país. 

 

A Organização buscou parcerias com a Uniderp e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a execução de um plano de ação continuada. Mais que contribuir para o desenvolvimento local, o Projeto Rondon proporciona aos estudantes vivências distintas daquelas de seus municípios de origem, refletindo em oportunidades de crescimento pessoal, em uma formação mais humana e no incremento da consciência de cidadania.

 

Comente esta notícia