Domingo, 19 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Julho de 2015, 15:19 - A | A

Sexta-feira, 24 de Julho de 2015, 15h:19 - A | A

Operação Ágata

Quase duas toneladas de material de apoio desembarcaram em Corumbá para ação cívico-social durante Operação Ágata

Suprimentos foram enviados de Campo Grande para atender ação cívico-social que será realizada no Domingo

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva/Capital News

operacao agata

Cerca de 2 toneladas de material de apoio desembarcaram na manhã desta sexta-feira em Corumbá

Desembarcaram na manhã desta Sexta-feira (24), no Aeroporto Internacional de Corumbá quase duas toneladas de material de apoio que serão utilizados durante ação  cívico-social a ser realizada no próximo domingo (26), no hospital Bom Pastor, mais conhecido como Hospital Evangélico localizado no bairro Previsul na divisa entre os municípios de Corumbá e Ladário. O material foi enviado pelo Comando Militar do Oeste de Campo Grande em uma aeronave da Força Aérea Brasileira C-105 “ Amazonas”, juntamente com funcionários de órgãos que trabalham de forma integrada com as Forças Armadas.

Erik Silva/Capital News

operacao agata

Tenente-Coronel Jetson destacou as características cívico-sociais da Operação Ágata 9

 

De acordo com o Tenente-CoronelJetson do Comando Militar do Oeste, uma das características marcantes desta operação Ágata que chega em sua 9ª edição, é justamente o trabalho cívico-social que vem sendo desenvolvido em conjunto com as operações de repressão e combate ao crime organizado e tráfico de drogas na região de fronteira. “A operação Ágata 9 é uma operação bastante relevante para sociedade brasileira em geral e temos dois vieses muito importantes sendo desenvolvidos nas ações, um é o trabalho de repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais e também as ações cívico-sociais que servem para auxiliar as populações carentes e dar um pouco mais de cidadania e qualidade de vida nas comunidades onde estão sendo realizadas a Operação Ágata 9”, afirmou.

Aciso
Em relação a ação social que será realizada no próximo domingo, o coronel destacou que as ações estão sendo desenvolvidas de forma integrada com os demais órgãos de segurança envolvidos na operação. “Gostaria de convidar a todos que necessitam e também àqueles que queiram conhecer esse trabalho que é desenvolvido pelas forças armadas e demais órgãos envolvidos na Operação Ágata 9, que busca marcar a presença do Estado Brasileiro em toda faixa de fronteira mostrando para a população que podem contar não apenas com o braço forte que atua nos momentos necessários, mas também com a mão amiga das forças armadas brasileiras”, concluiu.

A ação está marcada para acontecer no próximo domingo (26), a partir das 08 horas da manhã no Hospital Evangélico. Durante as ações além de consultas, será realizada exposição de materiais, Corte de cabelo, orientações de como ingressar nas Forças Armadas, orientação referente a emissão de documentos, apresentação de filmes, oficina de leitura e a apresentação das Bandas de Música das duas instituições.

Erik Silva/Capital News

operacao agata

Delegado Wellington desembarcou junto à delegação que irá atuar durante Operação Ágata na região de Corumbá

Ação conjunta
Além dos materiais de apoio, a aeronave foi responsável por trazer ainda agentes de órgãos que estão trabalhando em conjunto com as forças armadas na fiscalização dentro dos postos montados ao longo de mais de 4 mil quilômetros de fronteira nos quatro estados onde a Operação Ágata está sendo realizada. Junto com a delegação que desembarcou em Corumbá o delegado da Polícia Civil Wellington de Oliveira que reforçou o trabalho conjunto desempenhado pela Polícia Civil na região de fronteira. “Já temos desenvolvido um trabalho em torno de 43 cidades especificamente junto a toda região de fronteira juntamente com o DOF e Delegacia de Fronteira. Aqui em Corumbá estamos integrando essa coalizão juntamente com o Exército e Marinha, principalmente neste momento em que a intensão da Operação Ágata é justamente fiscalizar as fronteiras, identificar criminosos, apreender substâncias entorpecentes e a Polícia Civil tem auxiliado de forma a cumprir a sua tarefa que é investigar crimes, determinando autoria e materialidade, dentro da nossa função estamos colaborando com essa Operação”, concluiu o delegado ressaltando que cerca de 630 policiais civis estão trabalhando em auxílio à operação em torno dos 1500 quilômetros de fronteira que englobam o estado de Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia