Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Maio de 2017, 18:53 - A | A

Segunda-feira, 15 de Maio de 2017, 18h:53 - A | A

Projeto continua

Projeto criado pelo Pe. Enersto Sassida recebe novas instalações

Programa Criança e Adolescente Feliz atende atualmente 500 crianças e adolescentes

Cristiano Arruda
Capital News

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Projeto criado pelo Pe. Enersto Sassida recebe novas instalações

Autoridades convidadas e salesianos descerraram placa de entrega da obra

O Programa Criança e Adolescente Feliz (PCAF), que integra as ações sociais da Cidade Dom Bosco ocupa agora o antigo Centro Profissional da instituição, que passou por uma reforma, tudo para atender aos projetos que são oferecidos pela Missão Salesiana.

Implantado pelo padre Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco, que faleceu em 2013, O Projeto Criança e Adolescente Feliz funciona desde 1972, atendendo cerca de 500 crianças e adolescentes com idades entre 07 e 17 anos, do 2º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. o Objetivo do mesmo é ocupar o tempo livre dos alunos, com atividades recreativas e educacionais contribuindo para a formação dos futuros cidadões.

“Os pais, contam, que quando eram alunos da Cidade Dom Bosco, conheceram um padre salesiano, missionário esloveno, dedicado, homem de Deus, trabalhador, o padre Ernesto Sassida. Há 56 anos, ele teve a ideia brilhante de fundar a Cidade Dom Bosco. O PCAF faz parte dessa instituição. Há quatro ele partiu, para receber a recompensa, conforme dizia Dom Bosco, na glória do jardim salesiano no céu. E nós, filhos de Dom Bosco, salesianos, estamos levando adiante esse projeto nobre e divino, que é a educação”,  disse padre Waldomiro Bronakowski, diretor geral da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul - Polo Corumbá.

 

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Projeto criado pelo Pe. Enersto Sassida recebe novas instalações

Autoridades convidadas e salesianos descerraram placa de entrega da obra

Participaram também da cerimônia, a primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Ribeiro Cavassa; o vice-prefeito e diretor presidente da Fundação de Esportes (Funec), Marcelo Iunes, e o bispo Diocesano Dom Martinez, que fizeram o descerramento da placa de entrega da reforma do local.

Segundo o site Diário Corumbaense, a reforma foi realizada toda, com recursos da própria Missão Salesiana. De acordo com o padre Waldomiro, foram investidos mais de R$ 1 milhão. A melhoria nas instalações foi uma promessa feita há dois anos pelo padre Gildásio Mendes, inspetor da Missão Salesiana. “As glórias de amanhã se regam hoje, diz o ditado, e assim, nós estamos levando adiante essa proposta que visa à educação das nossas crianças e adolescentes. Há dois anos, no dia da minha posse como diretor geral do Polo Salesiano de Corumbá, padre Gildásio, me disse que pretendia investir na Cidade Dom Bosco com foco no PCAF, e assim a promessa foi cumprida, com esse grande investimento na recuperação das instalações do antigo Centro Profissionalizante”, lembrou o padre.

Nos horários em que não estão na escola, os jovens recebem acompanhamento nas tarefas escolares, oficinas de violão, teatro, teoria musical, capoeira, artesanato, aulas de informática, esportes, dança entre outros. Além de oferecer refeições como lanche pela manhã e à tarde e almoço. A frequência na escola é o principal requisito para participar do programa.

A obra, que é mantida pela Missão Salesiana, recebe ajuda de padrinhos e madrinhas residentes na Itália, Eslovênia e Espanha, que contribuem na alimentação e manutenção dos alunos. A Prefeitura de Corumbá é parceira com a cedência de professores do município para atuarem  no programa. O secretário de Assistência Social, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa,  que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na solenidade, falou da importância que os projetos sociais da Cidade Dom Bosco têm ao agregar às ações do Poder Público.

“Agradecemos a essa instituição que continua investindo e confiando no legado que o padre Ernesto nos deixou. Queria deixar registrado a nossa gratidão pela parceria, pela continuidade nos projeto sociais. São atendidas mais de 500 crianças e adolescentes nesse projeto e através do aprendizado artístico, cultural, religioso, esportivo, complementam os projetos que também as instituições públicas praticam no seu dia a dia. É com muita alegria e fraternidade que parabenizamos os salesianos por esse grande empreendimento e acima de tudo, por continuar cada vez mais acreditando na nossa juventude”, disse o secretário.

Homenagem ao fundador:
O padre Ernesto foi lembrado em todos os momentos da solenidade, ainda durante a mesma houveram apresentações artísticas e culturais de pais, alunos e educadores do Programa. Na ocasião foi entregue uma lembrança ao diretor da Missão Salesiana, inspetor padre Gildásio Mendes. O religioso, que morou por cinco anos em Corumbá e foi diretor do Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Teresa, lembrou da preocupação do Padre Ernesto com a continuidade da obra.“Quando eu fui diretor aqui em Corumbá, que foi um presente maravilhoso, eu estive na Santa Casa, na UTI, dois dias antes do padre Ernesto Sassida falecer. Segurando na mão dele, rezando a Ave Maria, ele me pediu para que não me esquecesse da Cidade Dom Bosco. Eu sabia que ele não resistiria e ele sabia também. Mas ele vivia, respirava, sofria, sonhava pensando na Cidade Dom Bosco. Lá de cima, ele deve estar olhando e muito feliz, porque a Cidade Dom Bosco cresce, avança, e continua sendo construída”, ressaltou o inspetor. 

Comente esta notícia