Domingo, 19 de Maio de 2024


Cotidiano Domingo, 02 de Agosto de 2015, 09:58 - A | A

Domingo, 02 de Agosto de 2015, 09h:58 - A | A

Plano de Mobilidade Urbana e Rural

Prefeitura de Corumbá vai elaborar Plano de Mobilidade Urbana e Rural

Melissa Schmidt
Capital News

Corumbá promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (PMOB). O evento será aberto às 18h30, no auditório do Sindicato Rural, quando serão apresentados e debatidos aspectos da mobilidade, relacionada ao desenvolvimento urbano, ao meio ambiente e à saúde.

 

O plano está sendo desencadeado pela prefeitura, sob coordenação da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), e é desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Gestão Pública, projeto da Votorantim Cimentos, em parceria com Instituto Votorantim e o BNDES.

Arquivo Prefeitura

Plano de Mobilidade Urbana e Rural

 

A população corumbaense está sendo mobilizada a participar da construção de uma cidade mais acessível. Segundo a Prefeitura, a meta é construir um plano de ação para os próximos 20 anos.

 

Cenário de futuro

De acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), devem fazer parte das políticas municipais mobilidade o planejamento dos deslocamentos de pessoas e cargas, priorizando os pedestres, os meios de transporte não motorizados e o transporte público.

 

“Estamos trabalhando desde 2013 no planejamento urbano e uma das primeiras providências foi a criação da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan). Queremos pensar numa cidade que cresça de forma planejada, ordenada e estamos trabalhando nisso, planejando onde a cidade tem que crescer, onde construir casas, pensando nos cadeirantes, nos idosos”, declarou Duarte.

Arquivo Prefeitura

Plano de Mobilidade Urbana e Rural

 

Diagnóstico

Durante o evento será também iniciado o debate para a formação do grupo de trabalho que será composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada, tendo como responsabilidade acompanhar, contribuir, avaliar e aprovar o PMOB.

 

Para a elaboração do plano, a prefeitura contratou uma consultoria técnica para promover um diagnóstico, contemplando diversos aspectos da mobilidade urbana, como transporte (motorizado e não motorizado), infraestrutura de logradouros públicos, estacionamentos, sinalização viária e acessibilidade.

 

Comente esta notícia