Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 16:51 - A | A

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 16h:51 - A | A

Saúde

Prefeitura abre licitação para reformas do Centro Obstétrico e Santa Casa

Obra deve ter início em novembro podendo do ser aditada

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Renê Márcio Carneiro/PMC

Prefeitura abre licitação para reformas do Centro Obstétrico e da Santa Casa

Obras devem durar 12 meses podendo ser aditada, segundo Secretário de Governo

Se não houver contratempos, está previsto para novembro deste ano, o início das obras de serviços de ampliação e reforma do Centro Obstétrico da Maternidade e de ampliação e reforma da Santa Casa – Pronto-Socorro, recepção e enfermaria com 30 leitos, de Corumbá.

O Município publicou os avisos de licitação para contratação de empresa para execução de serviços. De acordo com a edição do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ), a abertura da proposta para a obra do Centro Obstétrico da Maternidade está marcada para o dia 17 de outubro. No dia seguinte, 18 de outubro, será aberta a proposta da reforma da Santa Casa – Pronto-Socorro.

Serão investidos R$ 11.965.770,58 nas duas obras, que serão financiadas pelo Governo do Estado e executadas pela Prefeitura. O convênio 28718/2018 – que inclui as duas ações – foi publicado em 27/027/2018 no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul (DOEMS).

Execução da obra
Conforme o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, O prazo de execução da obra é de 12 meses, podendo ser aditada.

“Não havendo contestação; estando com a documentação correta e a vencedora do certame devidamente habilitada, há a elaboração do contrato administrativo e, tão logo, tenhamos isso, faz-se o empenho e a emissão da ordem de serviço. Não havendo contratempo, o vencedor está habilitado para iniciar o serviço no começo de novembro”, explicou o secretário.

Ainda segundo ele, os recursos para as duas obras são provenientes de convênio da Prefeitura com Governo do Estado. Já houve a assinatura do convênio e repasse de parte do recurso. “Esses recursos, o Estado já tem disponibilizado e a liberação será gradativa na medida em que a obra for avançando”, frisou o secretário de Governo.

Já o prefeito Marcelo Iunes, os avisos de licitação contemplam a construção do novo pronto-socorro e nova enfermaria com 30 leitos para atender a Santa Casa e uma nova recepção.

“É um bloco novo que vai ficar localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e América, dentro do complexo do hospital, com ligação às dependências do hospital”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Iunes informou também que a outra licitação corresponde à reforma do Centro Cirúrgico Obstétrico, da Maternidade. “Isso significa que procedimentos inerentes às atividades de obstetrícia e ginecologia serão realizados na própria maternidade. Isso permitirá aumento da disponibilidade das salas do centro cirúrgico, consequentemente dará capacidade de atender maior número de cirurgias. Com o Centro Obstétrico ativo teremos readaptação do espaço para separar as atividades da santa casa e maternidade”, complementou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal salientou que os investimentos no setor de saúde pública corumbaense vão, “melhorar as condições dos serviços de média e alta complexidade e dar maior qualidade de atendimento à população”.

Na avaliação do prefeito, “a cidade se tornará um novo polo de saúde em Mato Grosso do Sul depois de finalizadas as intervenções do Estado”, finalizou.

Comente esta notícia