Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 16:23 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 16h:23 - A | A

Esquema

Operação Vulcano em Corumbá denuncia 32 pessoas

Esquema de envolvimento em fraudes no comércio exterior através da fronteira com a Bolivia

Flavia Andrade
Capital News

Diário Online

Serviços da Receita Federal são afetados por greve dos auditores fiscais em Corumbá

Esquema de envolvimento em fraudes no comércio exterior através da fronteira com a Bolivia

A denúncia feita pelo Ministério Público de Corumbá, já recebida pela Justiça Federal de Corumbá (MS), teve o sigilo levantado apenas nesta semana. Os 32 réus responderão criminalmente pela prática de descaminho, contrabando, falsidades documentais, corrupção ativa, corrupção passiva, facilitação de descaminho e formação de quadrilha, e contou com a participação de empresários, despachantes aduaneiros, operadores financeiros e servidores da Receita Federal.

O prejuízo aos cofres públicos, em tributos sonegados, ultrapassa R$ 600 milhões. O esquema era dividido em três partes, importações fraudulentas, exportações simuladas e corrupção de servidores públicos.

Segundo o Ministério Público Federal de Corumbá, “O grau de profissionalismo desta prática ilícita era tal que o grupo atuava de maneira orquestrada e coordenada, com servidores que não apenas repartiam entre si a propina que cada um recebia, como também dividiam tarefas: um deles ficando responsável por receber os valores ilícitos, outro ficando responsável por avocar processos aduaneiros, outro, ainda, ficando responsável por facilitar a passagem de determinado veículo com mercadorias descaminhadas”.

As investigações apontaram que o esquema desvelado era a tal ponto rentável que este grupo cobrava, em média, de U$ 2 mil a U$ 7 mil por carga que liberava indevidamente. Estima-se que os servidores receberam dezenas de milhares de dólares por mês, a título de propina, sendo que, na casa de vários deles, foram encontrados e apreendidos milhares de reais e de dólares em espécie, sem origem legal aparente.

Confira na íntegra a divulgação do Ministério Público Federal de Corumbá através do Site: http://www.mpf.mp.br/ms/sala-de-imprensa/noticias-ms/operacao-vulcano-mpf-ms-denuncia-32-por-envolvimento-fraudes-em-comercio-exterior-atraves-da-fronteira-brasil-bolivia

Comente esta notícia