Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018, 14:12 - A | A

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018, 14h:12 - A | A

CHEIA

Operação vai monitorar áreas ribeirinhas do Pantanal

A expedição será realizada devido ao transbordamento do rio Paraguai

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Sílvio Andrade / Governo de MS

Operação vai monitorar área ribeirinha do Pantanal

Segundo previsão, águas do rio Paraguai e do Paraguai-Mirim transbordam na região da Serra do Amolar em março

Corumbá iniciou um levantamento da situação das comunidades ribeirinhas do rio Paraguai e seus afluentes, devido a subida das águas na planície pantaneira. As inundações são consideradas atípicas, sendo resultado das chuvas intensas que castigaram o Pantanal nas últimas semanas.

 

Técnicos da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)  iniciaram uma operação para acompanhar os efeitos da cheia na região, nesta quinta-feira (22). O objetivo é definir estratégias de apoio às famílias.

 

Mais de 250 famílias tradicionais vivem ao longo de 220 quilômetros pelo rio Paraguai, entre Corumbá e o limite em Poconé-MT. A subsistência delas é baseada na atividade pesqueira.

 

De acordo com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o “Povo das Águas”, ação fluvial que leva assistência periódica aos ribeirinhos, poderá ser antecipado para atender a parte alta do Pantanal. Na região já ocorre o transbordamento do rio Paraguai. 

 

A secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos no município, Beatriz Cavassa de Oliveira, explica que a antecipação da ação vai depender do que for avaliado nesta expedição.

 

Monitoramento

Clóvis Neto / Governo de MS

Operação vai monitorar área ribeirinha do Pantanal

Técnicos de Corumbá vão percorrer mais de 500 km por rios e meandros do Pantanal

A operação fará monitoramento in loco do comportamento das águas, considerando a inundação gradual que foi acelerada pela intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios e na planície. Também será feito o recadastramento da população ribeirinha para o programa “Povo das Águas”. 

 

O diretor-executivo da Defesa Civil, Isaque do Nascimento, explica que os afluentes do rio Paraguai, como os rios Taquari, Miranda, Aquidauana, Negro e outros, estão tendo níveis expressivos e impactando a cheia no complexo pantaneiro. 

 

A Defesa Civil Municipal também monitora as encostas na área portuária de Corumbá, onde estão assentadas inúmeras moradias em condições irregulares e de risco.

Comente esta notícia