Sábado, 27 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018, 09:58 - A | A

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018, 09h:58 - A | A

MATÉRIA ESPECIAL

Matriz da alma pantaneira, Corumbá celebra 240 anos nesta sexta-feira

Cidade é conhecida como a Capital do Pantanal

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Clóvis Neto/PMC

Matriz da alma pantaneira, Corumbá celebra 240 anos nesta sexta-feira

Corumbá celebra 240 anos de história nesta sexta-feira (21)

A quarta cidade mais populosa e uma das mais importante de Mato Grosso do Sul, Corumbá, celebra nesta sexta-feira (21) seus 240 anos de fundação. Cidade conhecida pelas altas temperaturas, que mesclado com o calor de seu povo, recebe seus visitantes de braços abertos, mostrando a fraternidade de uma população totalmente acolhedora e hospitaleira.

 

Clóvis Neto/PMC

Matriz da alma pantaneira, Corumbá celebra 240 anos nesta sexta-feira

Casario fica localizado em um dos cartões postais mais importantes, o Porto Geral da cidade

Seu forte, além da economia, Corumbá, conhecida também como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário, carrega em seu berço uma cultura rica, orgulho de um povo alegre pelo feliz viver em solos pantaneiros.

 

Localizada na fronteira oeste do Brasil, Corumbá se situa como a última ou primeira cidade brasileira, já que ao lado, tem como vizinhos, além de Ladário, as cidades fronteiriças de Puerto Quijarro e Puerto Suárez. É nela que se encontra o bioma Pantanal, que é a planície mais importante em áreas úmidas da América do Sul. Seu maior território encontra-se no Mato Grosso do Sul, e tem como porta de entrada a cidade de Corumbá, mundialmente chamada também da Capital do Pantanal. O Pantanal sul-mato-grossense é reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta.

 

É nessa região, que se concentra grande diversidade da fauna tendo como grandes atrativos: jacarés, peixes, capivaras, antas, cervos-do-pantanal, garça, arara-azul, tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal, o qual tem catalogados mais de 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 1.132 de borboletas, 656 de aves e 1.700 de plantas.

 

Porém, antes de explorar essa beleza natural a céu aberto, em Corumbá, na área urbana, estão localizados pontos turísticos não só importantes para a história da cidade, como para o Brasil. É no Porto Geral, um dos principais cartões postais do município, que está abrigado uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. No passado foram empórios e agências bancárias, além de residências das famílias que enriqueceram com a navegação fluvial. Também fica nesta área a primeira fábrica de gelo do Brasil. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

 

Clóvis Neto/PMC

Matriz da alma pantaneira, Corumbá celebra 240 anos nesta sexta-feira

Banho de São João é uma das festas mais tradicionais em Corumbá

E para se chegar até este local, antes é necessário encarar a descida e a subida da famosa Ladeira Cunha e Cruz, também conhecida como Ladeira da Candelária, por ficar em frente à Matriz Nossa Senhora da Candelária, ou Ladeira da Saúde, por abrigar um posto de saúde pública, ou ainda Ladeira da Capitania, pois na esquina com a Rua Delamare está a Capitania dos Portos em Corumbá.

 

No local, foi travada a sangrenta batalha de 13 de junho de 1867. Hoje, a ladeira é conhecida por ser palco principal do Arraial do Banho do São João, na noite de 23 para 24 de junho. Por ela descem as procissões para banhar a imagem do santo no rio, uma característica única das festas juninas na região, conhecida também nacionalmente como o maior e melhor Banho de São João da região Centro-Oeste.

 

Renê Márcio Carneiro/PMC

Matriz da alma pantaneira, Corumbá celebra 240 anos nesta sexta-feira

Carnaval é o maior e melhor da região do Centro-Oeste brasileiro

Outra festa fervorosa é o Carnaval da região, também denominado a melhor e maior Folia de Momo do Centro-Oeste. Todos os anos, uma multidão chega a cidade, para brincar o Carnaval, que oferece atrativos para crianças, jovens e até mesmo adultos.

 

É na Avenida General Rondon, onde estão as lindas Palmeiras, que os foliões se encontram. Nela também, passam as 10 Escolas de Samba e Blocos Dependentes e Independentes nos cinco dias de festa, transformando-a assim, na Passarela do Samba Pantaneira.

 

Corumbá vem crescendo

Atualmente a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população de Corumbá é de 110.806 habitantes. Em 2017, o município registrava 109.899 moradores. Entre um ano e outro, a população corumbaense cresceu 907 pessoas, o que significa crescimento populacional de 0,82% em relação à estimativa passada.

 

Terceira cidade mais importante do Estado em termos econômicos e em população (depois de Campo Grande e Dourados), Corumbá se consolida como a primeira em cultura. Constitui o mais importante porto do Estado e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo.

 

Apesar de o setor industrial ser incipiente, a arrecadação gerada por ele supera os setores de pecuária e agricultura. Na indústria de transformação, é representativa a produção de cimento, calcário, laticínios e os estaleiros. Segundo o IBGE, Corumbá tem 98 indústrias de transformação, os principais ramos são: indústria extrativa, entreposto de pescado, frigorífico de bovinos, produção de cimento, produção de concreto, calcário, mineradoras, metalúrgica, produtos alimentícios, minerais não metálicos, editorial e gráfica, madeira, perfumaria, sabões e velas, álcool etílico e vinagre.

 

Outra atividade industrial importante é a extração mineral (ferro e manganês, além de calcário e areia para a fabricação de cimento). Devido à natureza de suas rochas, o Maciço do Urucum possui grandes reservas minerais, com destaque para o manganês (maior reserva do Brasil) e o ferro (terceira maior do Brasil). A exploração começou em 1930.

 

E abençoando esse povo acolhedor, alegre, apaixonado pela sua cidade, pelas suas raízes e pelo seu sotaque, que faz com que Corumbá, seja conhecida no Estado e também no Brasil, o Cristo Rei do Pantanal, confeccionado pela artesã Izulina Xavier, abençoa quem seus filhos e visitantes, do alto do Morro do Cruzeiro, na parte alta da cidade.

 

É de lá, que é possível contemplar uma diversidade de paisagens, tanto a urbana quanto as características do relevo e da vegetação típicos da região. Uma das vistas mais bonitas do local é o impressionante pôr-do-sol pantaneiro. O trajeto para chegar ao Cristo Rei também é um atrativo à parte. Ao longo do caminho, esculturas de Izulina Xavier representam as 14 estações da Paixão de Cristo.

 

Tradicional desfile

O desfile em comemoração aos 240 anos da fundação de Corumbá terá início às 16 horas desta sexta-feira (21) e será aberto pelas instituições militares e veículos motorizados.

 

Após o desfile das instituições militares e veículos motorizados, as instituições civis se organizarão conforme a ordem apresentada, e nos horários indicados, para dar continuidade ao desfile.

 

Logo após o encerramento, na Praça Generoso Ponce, acontece show popular com artistas da terra e também com a dupla sertaneja, César Menotti e Fabiano.

Comente esta notícia