Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 10:08 - A | A

Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 10h:08 - A | A

Desenvolvimento urbano

Ilumina Pantanal beneficiará famílias de seis municípios

Secretário de infraestrutura avalia impactos do projeto

Lethycia Anjos
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Eleições 2022: articulações nos bastidores desenham esboço da disputa ao governo de Mato Grosso do Sul

Projeto visa acesso à energia elétrica de forma sustentável aponta Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel

Projeto Ilumina Pantanal fornecerá acesso à energia elétrica a mais de cinco mil habitantes do Pantanal sul-mato-grossense. A iniciativa busca universalizar o acesso à energia elétrica de forma sustentável por meio de placas solares. Seis municípios do estado serão beneficiados.

 

Durante o lançamento realizado na última terça-feira (2), na sede da Governadoria, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou a importância do projeto para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Vamos contribuir com o crescimento socioeconômico do Pantanal, com fornecimento de uma energia limpa, preservando a fauna e a flora do bioma que é patrimônio natural da humanidade”, ressaltou o Governador via assessoria.

 

Conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul (Seinfra MS), o Grupo Energisa, responsável pelo programa, investiu até o momento R$ 134 milhões, ao longo dos três anos da ação.

 

Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel avalia que o Ilumina Pantanal impactará a população de forma sustentável e abrangente.  “Essa universalização da energia elétrica no Pantanal é um divisor de águas, é o agente transformador para o desenvolvimento das famílias desses municípios que são importantes para o desenvolvimento do nosso Estado. O Governo do Estado já tem levado para esta região, estradas, pontes, infraestrutura e agora a energia”, destacou Riedel via assessoria. 

 

Riedel enfatiza que o programa possui enorme relevância econômica para o Pantanal. “A energia chega ao Pantanal de modo sustentável por placas solares, é um ponto fundamental que mostra como uma iniciativa pode ser completa e com pouco impacto ambiental. Nosso Pantanal será iluminado em todos os sentidos.  O maior potencial de crescimento do Brasil é aqui no Mato Grosso do Sul, mas não basta crescer senão for com todo mundo junto. Nossa meta é integrar todo o Pantanal e de todas as formas. Este é o pontapé inicial”, explicou via assessoria.

 

No projeto está previsto a ligação de energia elétrica em cerca de 2.167 propriedades isoladas nascidas de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Somente neste ano, 1.300 unidades consumidoras serão instaladas e outras 867 serão fixadas até 2022.

 

Dentre as novas unidades consumidoras, 77 irão receber o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica. De acordo com a assessoria, outras 2.090 receberão o sistema de placas solares. “Não terá custo nenhum de instalação dos sistemas para os proprietários, que pagarão apenas uma tarifa social todos os meses pelo uso, uma média de R$ 30”, completou Azambuja via assessoria.

 

Diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, enfatiza que este é um enorme passo para a empresa. “Investimos em inovação e sustentabilidade, criando uma solução pioneira que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local e o crescimento socioeconômico do pantanal, preservando a fauna e a flora do bioma”, explicou Vinhaes via assessoria.

 

Comente esta notícia