Domingo, 19 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016, 09:10 - A | A

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016, 09h:10 - A | A

Prevenção

Funcionários da Embrapa Pantanal discutem formas de prevenir proliferação do Aedes aegypti

Aedes aegypti é tema de palestra na Embrapa Pantanal em Corumbá. Saiba como impedir a proliferação do mosquito de uma forma correta

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

Funcionários da Embrapa Pantanal discutem formas de prevenir proliferação do Aedes aegypti

Funcionários participam de combate

Os empregados e funcionários terceirizados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participaram de uma palestra sobre as formas de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
 
A palestrante e coordenadora do Centro de Controle de Vetores e Endemias (CCV) de Corumbá, Grace Bastos, ressaltou a necessidade de impedir que o mosquito deja multiplicado. “Nós orientamos 10 minutos por semana de cuidado com a residência e com o próprio local de trabalho. É preciso verificar, principalmente, os lugares onde a pessoa fica mais tempo, como escritórios, quartos e banheiros, que são os lugares onde a fêmea do mosquito gosta de ficar”, afirma.

De acordo com Grace, o Aedes aegypti vive perto das pessoas, dentro de casas ou outras construções, e é encontrado com mais frequência próximo a áreas urbanas. A fêmea do mosquito procura lugares escuros para se esconder. “Por isso, a gente orienta que se use algum tipo de substância repelente com citronela nesses locais, aplicando-a sempre embaixo da cama, de sofás e mesas, atrás da cabeceira da cama, do vaso sanitário, da geladeira e das cortinas, dentro e atrás do guarda-roupa e na parte interna da casa do cachorro”, afirma.


Quando tomar medidas para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, é preciso prestar atenção a qualquer superfície que possa acumular água. “É preciso tirar ou trocar a água toda semana e passar uma bucha para limpar bem. Aquela sujeira que fica no fundo da vasilha, semelhante a um tipo de lodo, serve como alimento para as larvas do Aedes. Outra coisa à qual o morador deve ficar atento: os ralos. Coloque sal grosso, cal ou mesmo água sanitária dentro deles para ajudar a impedir o desenvolvimento das larvas”, finaliza.

Comente esta notícia