Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 10:11 - A | A

Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 10h:11 - A | A

Eleições 2018

Força Aérea fará segurança nas Eleições 2018 na região do Pantanal

1.932 homens estarão envolvidos na segurança do pleito eleitoral

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Arquivo/Corumbá Agora

Força Aérea fará segurança nas Eleições 2018 na região do Pantanal

Força Aérea dará apoio na segurança das Eleições 2018 que acontecem neste domingo (07)

Militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estarão empregados no trabalho de segurança e de transporte de urnas eletrônicas, no próximo domingo, 07 de outubro, quando acontecerá o primeiro turno das Eleições 2018. Ao todo, 1.932 homens estarão envolvidos na ação.

Todo o trabalho foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também existe a preocupação em se realizar com segurança a Garantia da Votação e Apuração (GVA) do pleito eleitoral.

Na região do Pantanal, a ação será coordenada pelo Comando Conjunto Oeste, formado pelo Comando militar do Oeste (Exército), Comando do 6° Distrito Naval (Marinha do Brasil) e ALA 5 (Força Área Brasileira).

Ambas atuarão no sentido de assegurar o livre exercício do voto, mantendo a normalidade do dia do pleito e garantindo a apuração dos resultados nas localidades em   que a segurança pública necessite de reforço.

Além disso, será prestado o apoio logístico no transporte de urnas eletrônicas para os locais de votação de difícil acesso, como em Corumbá e Ladário, nas áreas dos assentamentos rurais e também dos ribeirinhos que vivem no Pantanal de Corumbá.

Os militares empregado na ação, ficarão distribuídos em 25 municípios dos Estados de MT e MS.

Dessa forma, o apoio das Forças Armadas, às Eleições 2018, se dá de forma legal, com os amparos da Constituição Federal de 1988, do Código Eleitoral, da Lei Eleitoral e da Lei Complementar n° 97, Decreto n° 9.379, de 21 de maio de 2018, entre outras legislações vigentes, contribuindo mais uma vez, com o fortalecimento da democracia no Brasil.

Fronteira entre Brasil e Bolívia
A Receita Federal, ao Capital News, informou que a fiscalização no Posto Esdras, denominada zona primária, localizado no limite da fronteira entre Corumbá e cidades bolivianas, como Porto Quijarro e Porto Suárez, também ganha reforço para as Eleições 2018.

Equipe de Campo Grande, está na região dando apoio na fiscalização e também atuando contra os crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas e armas e até mesmo de pessoas.

Além do Posto Esdras, as estradas vicinais, conhecidas como “cabriteiras”, denominadas zonas secundárias, também ganharão maior atenção durante todos esses dias, bem como outras regiões das cidades de Corumbá e Ladário.

Comente esta notícia