Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 27 de Julho de 2015, 09:51 - A | A

Segunda-feira, 27 de Julho de 2015, 09h:51 - A | A

Longevidade

Família se reúne para comemorar os 108 anos de matriarca em Corumbá

Há mais de 60 anos vivendo em Corumbá, dona Maria Almeida já perdeu as contas de quantos netos, bisnetos e até tataranetos tem

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva

Família se reúne para comemorar os 108 anos de matriarca em Corumbá

Matriarca centenária recebeu amigos e familiares neste Domingo para comemorar seus 108 anos de vida

Corumbá (MS)- A data comemorativa que faz referência ao dia dos avós teve um motivo ainda mais especial para uma família de Corumbá, que neste Domingo (26), celebrou mais um aniversário de sua centenária matriarca. Maria Almeida da Silva uma simpática senhora que no auge de seus 108 anos recebeu em sua casa no bairro Nossa Senhora de Fátima amigos e familiares para juntos festejar a dádiva de mais um ano de vida.


 “Vó Maria” como carinhosamente é chamada nasceu em Cáceres no dia 16 de julho de 1907, e há mais de 60 anos se mudou para Corumbá depois de trabalhar como doméstica em diversas fazendas na região de Poconé e Cuiabá, teve 10 filhos e ficou viúva ainda muito cedo. Viu em Corumbá uma oportunidade de refazer a sua vida ao lado dos filhos e hoje dona Maria mora com Walquíria, uma de suas filhas que relatoua satisfação em receber amigos e familiares que fazem questão de parabeniza-la. “Ver a família toda reunida, a satisfaz muito. Então para a gente isso é um prazer enorme também”, relatou.


Para uma de seus incontáveis netos, a avó é o principal motivo para a união da família. “A avó já ensinou muita coisa, muita coisa mesmo. Uma das coisas que eu guardo muito é essa questão da união. Eu acho que nossa família tem muito disso por causa da avó”, explicou.


Ao ser perguntada sobre os netos, Dona Maria apenas sorri, a matriarca que tem o privilégio de acompanhar a quinta geração de uma família construída com muito sacrifício e dificuldades, não sabe ao certo a quantidade de netos, bisnetos e até tataranetos que contam a história de uma vida de mais de 100 anos. Nem mesmo os filhos sabem ao certo esse número. “Olha teríamos que sentar e começar a fazer uma pesquisa, porque são muitos netos e bisnetos, hoje ela tem até tataranetos”, disse a filha Walquíria.

Erik Silva

Família se reúne para comemorar os 108 anos de matriarca em Corumbá

Matriarca centenária recebeu amigos e familiares neste Domingo para comemorar seus 108 anos de vida


Longevidade


Quem olha a aparência franzina de dona Maria não imagina que a mulher, uma das mais idosas de Corumbá, mantém uma saúde de dar inveja a muitas pessoas bem mais novas. E os exames comprovam que apesar da diabetes que é controlada com uma dieta balanceada, os resultados estão todos dentro do esperado para uma pessoa saudável. “Ela come de tudo, mas sem exageros, sempre evitando alimentos gordurosos ou que tenha açúcar por conta da diabete”, contou sua filha.


O repouso é outro fator muito importante para que dona Maria mantenha uma boa saúde. “Hoje em dia ela passa um bom tempo repousando, mas nem sempre foi assim”, lembra a filha, dizendo que até dois anos atrás Dona Maria mantinha uma vida muito ativa e não abria mão de sua cervejinha aos finais de semana.


Expectativa


De acordo com o IBGE, o órgão não divulga dados individuais de pessoas em suas pesquisas, porém, no último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticano ano de 2010, o município de Corumbá teria registrado apenas oito habitantes que possuíam idade superior há 100 anos de idade. O resultado classifica dona Maria como possivelmente uma das habitantes mais idosas ainda viva da região.

Comente esta notícia