Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 06 de Março de 2019, 08:34 - A | A

Quarta-feira, 06 de Março de 2019, 08h:34 - A | A

Carnaval 2019

Corumbá tem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos tempos, segundo forças policiais

Cerca de 100 mil pessoas participaram da festa no município durante os 5 dias

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PortaldoMS

Corumbá tem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos tempos, segundo forças policiais

 Cerca de 100 mil pessoas participaram da festa no município durante os 5 dias

Com o reforço policial para a realização do carnaval, nenhuma ocorrência grave foi registrada desde o início do evento. O Governo do Estado reforçou a tropa do 6º Batalhão da Polícia Militar com 100 policiais de outras unidades regionais, incluindo um grupo de cavalaria.

 

Para a realização do evento este ano, foram disponibilizados cerca de 370 homens e mulheres para fazerem a segurança no circuito da folia pantaneira, ou seja, toda a extensão do quadrilátero central da cidade e o porto geral, onde é realizado a roda de samba desde o mês de fevereiro. Ao todo foram, aproximadamente 130 policiais militares, 60 guardas municipais e 180 seguranças privados contratados pela prefeitura. Além destes, o esquema de segurança incluiu unidades do Corpo de Bombeiros, que também atenderam ocorrências de rotina, como embriaguez.

 

Para o tenente-coronel da Guarda Municipal César Freitas Duarte, “Foi um carnaval excepcional em termos de tranquilidade para a população e para os foliões. O sistema operacional das forças, de forma integrada, atuou ostensivamente e preventivamente, com o apoio decisivo da secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública”, destaca.

 

Foram cinco dias intensos de festividades na Cidade Branca, com desfiles de escolas de samba e blocos oficiais e de sujos, cerca de 90 mil pessoas passaram pela Avenida General Rondon, onde a prefeitura de Corumbá montou um circuito com passarela, camarotes, arquibancadas, praça de alimentação e palco central, onde são realizados os shows com bandas nacionais. Somente o Bloco Cibalena saiu na avenida com 25 mil foliões na sexta-feira (01/3), quando 40 mil pessoas passaram pela avenida.

 

Nesta terça-feira (05), durante o final do evento, a previsão foi de um público de cerca de 100 mil pessoas no carnaval de 2019, incluindo o segundo dia de desfile das escolas, ontem (04/3), quando aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo circuito do samba, segundo a Polícia Militar. Durante o final de semana, entre o sábado e domingo, a estimativa de público foi de 10 mil a 15 mil e 20 mil a 25 mil, respectivamente. Nas rodas de samba, no porto-geral, mais de duas mil pessoas participantes, entre corumbaenses e turistas.

 

Ainda durante o último dia de folia, aconteceu o desfile cultural, onde foi celebrado os velhos carnavais com muita serpentina e confetes e marchinhas que marcaram época. O evento tornou-se uma tradição no fechamento da folia pantaneira e cria um clima de nostalgia e romantismo na passarela do samba, com a presença de bonecos gigantes homenageando personagens locais, corso (desfile de carros antigos) e pastoras.

 

O ponto alto do desfile cultural foi a participação dos cordões carnavalescos Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho, os quais ainda preservam com suas fantasias, estandartes e evoluções uma manifestação surgida no início do século XIX, acompanhados por bandas de sopro. Também saem na avenida as alas dos marinheiros e palhaços e um bloco de frevo.

 

Comente esta notícia