Domingo, 19 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 11:47 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 11h:47 - A | A

Meio Ambiente

Corumbá encerra 1º semestre à frente do ranking de queimadas no país

Número de focos registrado já supera casos registrado no mesmo período de 2014

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Divulgação/Embrapa

Corumbá encerra 1º semestre à frente do ranking de queimadas no país

PrevFogo efetuou a contratação de 60 agentes para atuarem no combate aos incêndios no Pantanal

Corumbá (MS)- O primeiro semestre se encerra com uma marca nada agradável para Corumbá. A cidade considerada a Capital do Pantanal, amarga atualmente a primeira colocação em número de queimadas entre todos os municípios do país.


É o que revela o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), onde segundo levantamento elaborado através de imagens de satélite, de 01 de janeiro até 30 de junho, o município já registrou o total de 381 focos de incêndio no período. De acordo com o indicador, 2015 não deverá ser um ano favorável ao combate de incêndios no bioma pantaneiro haja visto que o período mais crítico onde se registra ummaior número de focos de incêndio ocorre ainda nos meses de setembro a novembro.
O número apresentado é superior ao registrado no mesmo período de 2014 quando Corumbá havia apontado 266 focos. O tempo seco que vem ocorrendo no inverno aliado a cheia do Rio Paraguai que deverá ficar abaixo da média, também deve contribuir para o aumento dos casos.

 

Reprodução

Corumbá encerra 1º semestre à frente do ranking de queimadas no país

Em 2014 a cidade teve o registro de 1.055 o que representou quase 50% de todas as queimadas ocorridas no estado de Mato Grosso do Sul, somente em junho, foram 188 casos. Outra preocupação das autoridades com as queimadas além do estrago ambiental, é que ao fugir do fogo, animais silvestres como tamanduás, onças, jacarés, tatus e cobras, acabam sendo atropelados no trecho de 240 quilômetros da BR-262 e ainda outros mais morrem asfixiados pela fumaça ou ainda atingidos pelas chamas.


Prevendo um ano de muito trabalho, o Ibama efetuou o recrutamento de 60 brigadistas em 2015 para atuarem nos municípios de Corumbá (30 agentes), Miranda (15 agentes) e Porto Murtinho (15 agentes).

Comente esta notícia