Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 08:12 - A | A

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 08h:12 - A | A

Corumbá

CCZ inicia a segunda campanha de vacinação contra raiva em animais domésticos

Objetivo é imunizar cerca de 25 mil cães e gatos até o final de 2017

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá

CCZ inicia a segunda campanha de vacinação contra raiva em animais domésticos

Vacinação acontece em porta em porta e teve início na região do Guatós

A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira(16), a segunda campanha contra raiva de 2017 em Corumbá, município a 426 quilômetros de Campo Grande.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou a aplicação das doses na região do Guatós. O objetivo é imunizar cerca de 25 mil cães e gatos até o final do ano. Os vacinadores visitam os proprietários de porta em porta, a fim de garantir maior efetividade na ação. A primeira campanha, que aconteceu de maio a julho de 2017, contou com ajuda de militares do Exército.

Carlos Eduardo de Almeida, veterinário do CCZ, afirmou que não podem ser vacinados animais que apresentem algum sintoma de enfermidade ou gatas e cadelas que estejam gestantes.  Ainda conforme o especialista, é importante também que o animal tenha ao menos quatro meses de vida, quando o sistema imunológico já responde bem à vacina.

De acordo com o cronograma, depois de visitar o Guatós, as equipes do CCZ vão realizar vacinação no Nova Corumbá, Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, vão passar pelo Aeroporto, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho/Cervejaria, Beira Rio, Centro 1 e 2, Universitário, Maria Leite, Centro América, Previsul/Industrial, Popular Velha e, por fim, Cristo Redentor. “Nós vivemos em uma situação especial. O que existe no restante do Brasil é uma campanha anual, mas, em Corumbá e em outros lugares onde tiveram surtos de raiva, devem ser feitas duas campanhas anuais durante um certo período”, disse Carlos Eduardo.

Em caso de não ter ninguém em casa para receber os vacinadores, o proprietário do animal pode levar o cão ou gato no CCZ para vacinação antirrábica, em horário comercial, de forma gratuita.

Serviço
O CCZ fica localizado na Rua João B. Couto s/nº, bairro Guanã. Em caso de dúvidas, entre em, contato pelos telefones (67) 3907-5579 ou (67) 3233-3354.

Comente esta notícia