Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018, 15:29 - A | A

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018, 15h:29 - A | A

PREVENÇÃO

Bombeiros fazem simulação de evacuação e combate a incêndio em Escola

Simulação foi realizada na Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Leonardo Cabral/Capital News

Bombeiros fazem simulação de evacuação e combate a incêndio em Escola

Bombeiros usaram viaturas de combate a incêndio durante simulação

O 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma simulação contra combate a incêndio e evacuação de estudantes da Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, uma das maiores do município.  Equipes de resgate da corporação estiveram na unidade que também atende extensões das escolas municipais de Corumbá, Delcidio do Amaral e de Ladário, João Baptista.

 

Toda a simulação faz parte da culminância do curso “Bombeiros na Escola, Aluno Cidadão”, desenvolvido com estudantes desta unidade educacional e coordenado pelo sargento Assis do Corpo de Bombeiros.

 

Durante a simulação, os alunos e professores foram deixando a sala de aula, após ouvirem o sinal de alerta que indicava o prédio em chamas. Todos estavam acompanhados dos alunos que integram o projeto, responsáveis neste caso, pela evacuação do prédio até a chegada das equipes de resgate e combate a incêndio dos Bombeiros.

 

Para o comandante da unidade em Corumbá, André Delai Rufato, apesar de ser um treinamento, a simulação é de extrema importância, pois prevenção neste caso, ajuda a salvar vidas.

 

“Há essa necessidade deles realizarem simulado de evacuação de todos os alunos em caso de emergência, neste caso, orientamos os professores de como deveria ser, os procedimento corretos a serem tomados em caso de necessidade de abandonar o prédio quando se há registro de emergência. Foi muito bom, parabéns a escola e esperamos que esse tipo de simulação possa ocorrer pelo menos duas vezes ao ano, uma no início e outra no segundo semestre. Prevenção nunca é demais”, disse Rufato.

 

Ainda conforme ele, em caso desse tipo de incidente, todos os alunos tem que sair de forma calma e rápida do prédio, de uma forma ordeira, um atrás do outro, sem correr, andando rápido, deixando os materiais de lado, “não se deve empurrar ninguém, vim de forma ordeira até onde os professores orientarem, no caso aqui, pátio externo das escolas. Procurar local seguro”, falou. 

 

“Bombeiros na Escola, Aluno Cidadão”

O projeto “Bombeiros na Escola, Aluno Cidadão”, prevê a atuação da Corporação na complementação pedagógica por meio de ações educativas de prevenção a acidentes, proteção e promoção do bem-estar da coletividade.

 

Além disso, busca proteção e promoção dos direitos, garantias e liberdades do cidadão, bem como ações preventivas e educacionais de estímulo e respeito à cidadania, ao patriotismo e ao civismo.

 

Para o coordenador do curso em Corumbá, sargento Assis, apesar do projeto existir em outras cidades, se torna pioneiro em Corumbá, atendendo cerca de 27 alunos desta instituição de ensino.

 

“Aqui, são repassados a eles noções de primeiros socorros, de como proceder diante de acidentes de trânsito e até mesmo dentro da escola, ou seja, conhecimentos do trabalho realizado por nós Bombeiros, em nosso dia a dia. Eles são multiplicadores das ações de trabalho do Corpo de Bombeiros”, destacou Assis.

 

Em meio a correria, a aluna Julia Silva Prado, do primeiro ano do ensino médio, era uma das integrantes do projeto e responsável em ajudar no trabalho de evacuação do prédio.

 

“Agora foi a hora de colocar em pratica tudo aquilo adquirido ao longo desses meses. Estou orgulhosa de mim mesma e de meus colegas. Pode parecer apenas um curso, mais um aprendizado que poderá futuramente salvar vidas ou até mesmo ajudar em procedimentos, caso isso venha acontecer em nossa escola ou qualquer lugar. Aprender nunca é demais”, afirmou Julia.

 

O comandante da unidade André Rufato, adiantou que há interesse em expandir o projeto para outras unidades educacionais de Corumbá para 2019.

 

 

“Queremos muito expandir o projeto para outras escolas e estamos analisando de como faremos. Com efetivo que temos, estamos organizando essa ideia, este foi um projeto modelo, deu certo, os alunos gostaram e vamos pensar em como levar para outras escolas no ano que vem”, finalizou Rufato.

Comente esta notícia