Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 08:01 - A | A

Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 08h:01 - A | A

Queimadas

Bombeiros combatem fogo em focos de maior proporção em Corumbá

Combate aos focos de calor é um novo desafio a cada dia no Pantanal

Hélder Rafael
Capital News

Saul Schramm

Bombeiros combatem fogo em focos de maior proporção em Corumbá

Bombeiros combatem fogo em focos de maior proporção em Corumbá

Empregando um aparato de guerra, com centenas de homens e aeronaves, a Operação Pantanal II intensifica os combates aos focos de calor em Corumbá, onde há vários dias queima uma extensa área em um raio de 6km a 12km do porto-geral da cidade.

 

A cada investida dos bombeiros, brigadistas e marinheiros um novo desafio é superado, às vezes a densa fumaça, ventos fortes, as dificuldades de acesso por terra ou o encontro com grandes incêndios.

 

A chegada de ventos Sul livrou Corumbá e Ladário da fumaça que incomodou a população com fuligem e problemas respiratórios, além de prejudicar voos dos helicópteros e do Hércules C130 que estão dando suporte aéreo a força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, e Marinha. Ao Norte, no entanto, não se vê o horizonte e a planície pantaneira por conta da fumaça. Na região ocorrem focos em pelo menos cinco áreas.

 

A Operação Pantanal II foi iniciada no dia 24, com a decretação pelo Estado de estado de emergência ambiental no Pantanal. Mais de 3.200 militares e civis estão envolvidos na tarefa de disseminar os focos de calor que se propagam com maior intensidade este ano devido a prolongada estiagem e um período de seca castigando o bioma. A operação tem o apoio das Forças Armadas, com aeronaves deslocando a tropa e lançando água nos incêndios.

Comente esta notícia