Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018, 16:12 - A | A

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018, 16h:12 - A | A

EDUCAÇÃO

Aumenta número de infrações por estacionar em vagas prioritárias

As 35 vagas estão espalhadas em diferentes pontos das cidade

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

Internet/Arquivo

Detran amplia prazo de validade de credenciais para uso de vagas exclusivo

Idosos e deficientes devem ir até a Agetran requerer o selo

Corumbá vem registrando uma crescente no que se refere a infrações de trânsito, ligados diretamente as vagas de estacionamento especiais reservadas para idosos e deficientes. Foi o que apontou o Setor de Estatística da Agência de Trânsito de Corumbá.

 

Conforme os dados, nos meses de janeiro a agosto a quantidade variava entre 0 a 9 autos de infrações, já no mês de setembro, percebeu-se um pico de 34 autos de infração para motoristas estacionados de forma irregular nessas vagas.

 

Para tentar diminuir esses números, no início do segundo semestre desse ano, a Agetrat realizou a manutenção, por meio da instalação de placas alertando sobre das vagas de estacionamento especiais. Ao todo, a cidade possui mais de 30 vagas reservadas para motoristas ou acompanhantes que tenham esse direito.

 

Para o diretor da Agetrat, Sicard Maciel de Barros, é obrigação da Agência de Trânsito fazer a manutenção da sinalização e instalar as vagas especiais, sendo que também é de toda maneira, obrigação garantir que essas vagas estejam sendo usadas por quem de direito.

 

“Bom mesmo seria se por questões morais as pessoas respeitassem essas vagas, mas infelizmente não acontece e faz-se necessário usar dos meios legais", disse Sicard.

 

Como adquirir o direito

Para que um idoso possa solicitar sua credencial é necessário que ele venha a Agência de Trânsito com uma cópia da Carteira de Habilitação, comprovante de residência e cópia do documento do veículo (que não tem necessidade de estar no nome do solicitante).

 

“As pessoas que têm direito ao uso das vagas especiais precisam nos procurar na Agência de Trânsito munidos dos documentos necessários para solicitarem as credenciais. Infelizmente em algumas oportunidades idosos e até mesmo deficientes são autuados nas vagas por estacionar em e se ausentarem do local sem ter a credencial no veículo. Percebemos também por diversas vezes veículos estrangeiros estacionados nessas vagas de forma irregular”, explicou Jeferson Braga, Supervisor de Trânsito.

 

Os deficientes físicos que queiram adquirir a credencial devem trazer os mesmos documentos dos idosos acrescido de um laudo médico atualizado com informações da CID (Código de Identificação da Doença).

 

Caso o idoso ou deficiente não tenha CNH, o mesmo deverá apresentar cópia do RG e documento de habilitação de um condutor.

 

Vale reforçar que estes serviços são totalmente gratuitos e o prazo de entrega da credencial é de até três dias.

Divulgação

Aumenta número de infrações por estacionar em vagas prioritárias

Carros estão sendo autuados por desrespeitarem conduta prevista em Lei

 

 

Comente esta notícia