Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Julho de 2015, 10:13 - A | A

Terça-feira, 28 de Julho de 2015, 10h:13 - A | A

Produtos

Agricultores começam a entregar alimentos para o Programa de Aquisição em Corumbá

Alimentos deverão beneficiar cerca de 35 mil pessoas em todo município

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Pequenos Produtores Rurais de diversos assentamentos de Corumbá iniciaram neste mês de julho a entrega dos produtos que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, são 195 produtores rurais cadastrados e habilitados, que devem levar comida à mesa de pessoas ligadas a diversas instituições que trabalhem com população de risco de segurança alimentar e nutricional e equipamentos públicos como creches e escolas. As entregas são realizadas diretamente na Secretaria de Produção Rural localizada na Rua Cuiabá no Centro da cidade. Na manhã desta terça-feira (28), data em que é comemorada o dia do agricultor, dezenas de produtos produzidos através da agricultura familiar foram  entregues dando continuidade ao serviço de abastecimento das entidades beneficiadas, a distribuição é coordenada pela própria Secretaria.

Divulgação

 

Segundo um dos coordenadores do programa municipal, Gilberto Santos, a estimativa mensal é de o PAA de Corumbá beneficiar mais de 35 mil pessoas diretamente, tendo acesso aos seguintes produtos entregues pelos agricultores: abóbora; alface; banana prata; berinjela; cebolinha; cenoura; coentro; couve; inhame; laranja; mandioca; melancia; pimentão verde; quiabo; e tomate. “Os produtores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos são todos cadastrados e possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Posteriormente a isso a secretaria inicia um trabalho de visitação nos locais onde são cultivados os produtos além de atuar também na qualificação desses produtores”, disse.

As entregas devem ocorrer até dezembro e a estimativa de produção é de mais de 38o mil quilos de alimento. O Programa irá beneficiar os produtores que deverão receber um repasse de R$ 713.870,70 pela produção. Segundo um dos produtores que realizavam a entrega dos alimentos, o PPA, tem sido um
divisor de águas na vida dos produtores que agora podem se programar e tem garantido a compra de boa parte do que produzem. “Sou um dos primeiros produtores inclusos neste programa e, desde então, comercializamos todos os anos. E isto de certo modo é uma forma de manter quem está no campo, por conta dos incentivos dados pela Prefeitura. Se não houvesse isso, seria muito mais difícil continuar

prosperando. Hoje, o agricultor que se organiza tem condições de escoar praticamente tudo o que produz, o que reduz a perda de produtos a quase zero”, disse o produtor morador do Assentamento Taquaral Vicente Martins.

Comente esta notícia