Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 18:55 - A | A

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 18h:55 - A | A

EM CORUMBÁ

Ações para desenvolvimento da fronteira serão discutidas com a Bolívia

Segurança pública, integração econômica e temas sociais serão abordados na reunião

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Priscilla Peres / Semagro

Ações para desenvolvimento da fronteira serão discutidas com a Bolívia

Discussões entre os dois países começou em outubro de 2017

 

A II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Puerto Suárez entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo Boliviano acontece nesta quinta-feira (28), em Corumbá. O Governo de Mato Grosso do Sul participará do encontro, com intuito de ampliar o diálogo entre os dois países.

 

O objetivo é levantar necessidades e possíveis soluções para problemas enfrentados na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia. A primeira reunião aconteceu em outubro de 2017.

 

Serão abordados três grupos temáticos: segurança pública (contrabando de combustíveis, controle de armamento, assuntos migratórios, entre outros); integração econômica (desenvolvimento fronteiriço, produção agrícola, controle integrado de fronteira, contrabando, transporte e infraestrutura) e temas sociais (educação, cultura, esportes e saúde).

 

O secretário de de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que o Estado e a Bolívia tem vários assuntos em comum, que visam o desenvolvimento de ambos. Entre eles, a integração ferroviária, o fornecimento de gás natural pelo Gasbol e a importação de ureia. “Nós estamos em contato diário com a Bolívia e estreitar essa relação é primordial para os dois países, já que o desenvolvimento econômico depende disso”, afirmou.

Comente esta notícia