Quinta-feira, 16 de Maio de 2024


Corumbá Sábado, 22 de Setembro de 2012, 09:18 - A | A

Sábado, 22 de Setembro de 2012, 09h:18 - A | A

Mais de 30 mil pessoas comemoraram os 234 anos de Corumbá

Da Redação.

Os 234 anos de Corumbá foram comemorados com grande participação popular no tradicional desfile cívico. De acordo com a Guarda Municipal, mais de 25 mil pessoas foram prestigiar as apresentações de sessenta instituições cívicas, assistenciais e militares. Mais de seis mil pessoas participaram do desfile. Uma multidão lotou as principais vias centrais para celebrar mais um aniversário da cidade pantaneira, uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul.

Até mesmo o tempo ajudou os corumbaenses. As primeiras horas do dia 21 de setembro começaram com uma tímida chuva. Um presente de São Pedro para a cidade que sofria com a baixa umidade relativa do ar e com as fumaças ocasionadas pelas queimadas no território pantaneiro. Apesar dos poucos milímetros, esses foram o suficiente para deixar o clima mais ameno e possibilitaram que a família corumbaense pudesse prestigiar o desfile nesta tarde de feriado sem sofrer com tanto calor ou com o tempo seco.

Foram pouco mais de quatro horas de apresentações. "Esse é um congraçamento muito grande, uma celebração que Corumbá merece, 234 anos é muito tempo. E tudo isso é muito importante para a cidade. As pessoas vêm aqui e levantam seu alto-astral, sua confiança e autoestima", disse o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhado da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, prestigiou todo o evento e se surpreendeu com a quantidade de pessoas que foram festejar o aniversário da cidade. “É um desfile a altura dos 234 anos da nossa querida Corumbá. Muito bem organizado, no horário, as agremiações se apresentaram com muita alegria. Foi um desfile que de fato agradou todo mundo que teve a oportunidade de acompanhar”, disse.

Ruiter ressaltou que Corumbá é uma cidade que tem um apego muito forte para a cultura, demonstrado pela mobilização ocasionada pelo desfile desta sexta-feira. “É a representação e contextualização do significado da nossa história apresentado pelas escolas que trouxeram para a avenida (General Rondon) todo o seu amor e orgulho por Corumbá”, continuou.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estão o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6° Distrito Naval, o general Carlos dos Santos Sardinha, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria o comandante da Polícia Militar de Corumbá, tenente-coronel Waldir Acosta e secretários municipais da Prefeitura Municipal.

A festa não parou após o desfile cívico. A população presente aproveitou o feriado para prestigiar uma queima de fogos e, em seguida, os shows regionais que animaram a praça Generoso Ponce. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia